A fase de montagem dos ambientes da casa é uma das partes mais gostosas do processo de mudança. Nem sempre se trata da mudança de casa, especificamente, mas de mudanças de vida, hábitos e gostos também. Nesse quesito, especialmente nos últimos tempos em que a vida social sofreu um grande impacto, adotar plantas em casa tem sido uma excelente terapia. Além de ocupar o tempo, o cuidado com as plantas também desenvolve habilidades em que pratica, e boas energias para toda a casa.
Mas, ter plantas em casa envolve mais atenção do que apenas a escolha da planta e do local mais bonito. Na verdade, por se tratar de seres bem vivos, a escolha da planta correta deve considerar várias questões. São pontos como tamanho da planta, suas necessidades, sua contribuição na composição da decoração e o espaço disponível para recebê-las.
Para ajudar nesse processo de novos hábitos, selecionamos dicas das melhores plantas para se ter em casa.
Samambaia
O primeiro item da lista é também o mais comum entre as possibilidades de plantas em casa. De maneira geral, elas são facilmente encontradas nas casas de quem gosta de plantas. A melhor maneira de hospedá-la é em vasos pendurados, já que suas folhas pendentes e volumosas precisam de um espaço para baixo. Esse local também deve estar protegido de correntes fortes de ar, pois suas folhas são delicadas.
Violetas
As violetas são um belo exemplar das plantas pequenas. O melhor disso é que elas cabem em pequenos espaços. Também são um clássico entre os apreciadores de plantas e compõem muito bem o interior. Assim, são excelentes plantas para se ter em casa.
Os principais cuidados com as violetas são a respeito da luminosidade. Elas gostam de lugares bem iluminados, mas não se dão muito bem com o contato direto do sol. Assim, lugares de luzes intermediárias, como janelas, são os melhores locais para colocá-las.
Árvore da Felicidade
Embora a tradição diz que não deva ser comprada pelo próprio morador, a árvore da felicidade é uma excelente opção de planta em casa. Primeiro pela beleza da árvore, que se faz um tamanho excelente para cantos de paredes, por exemplo. Segundo, porque esse tipo de árvore carrega consigo toda uma simbologia de positividade. Conforme a tradição, é ela a responsável por trazer harmonia e alegria para a casa. Mas, já dissemos, ela deve ser recebida de presente, e não adquirida pelo donos da casa.
Suculentas
Muito fáceis de serem cuidadas, as suculentas são perfeitas para os atarefados. Elas trazem o aspecto verde buscado por quem tem plantas em casa, mas exige muito menos espaço e cuidados. Além de serem pequenininhas, elas existem em vários formatos. Assim, é possível escolher vasinhos diferentes, folhagens diferentes a depender do espaço disponível.
Orquídea
Apesar de não parecer, a orquídea também é uma planta muito prática. Além disso, é delicada e muito elegante. Para mantê-la bonita e viva o ideal é regá-la a cada quatro dias. Esse o tipo de decoração que quem gosta de planta em casa pode abusar. Afinal, ela vai bem com qualquer ambiente da casa e tem possibilidades de cores llindas para a escolha.
Cactos
Muita gente deseja o ar da natureza em casa mas dispõe de pouco tempo para dedicar às plantas. Entretanto, mesmo essas pessoas ocupadas ou distraídas podem trazer para casa plantas como cactos. Eles são especialistas em climas áridos e, por isso, sobrevivem muito bem às adaptações necessárias.
Espada de São Jorge
Essa é mais uma daquelas opções excelentes para quem acredita nas energias das plantas. Pois, a espada de São Jorge carrega consigo uma simbologia muito bonita e necessária. Além de ser usada como amuleto contra energias negativas, a planta também trabalha na umidificação do ar. Inclusive, sua produção de oxigênio é bastante considerada, trazendo também saúde para a casa. Tudo isso sem mencionar o aspecto decorativo da planta que acrescenta bom gosto a qualquer ambiente.
Comigo-ninguém-pode
Quando o assunto é plantas de porte médio, essa é uma das preferidas. Apesar de ser a mais comum para quem gosta de plantas em casa, essa possui alguns perigos. Não se pode negar a beleza de uma planta como essa. Suas folhas são imponentes e elas fazem bastante presença em qualquer ambiente. Mas, ela também é tóxica e, por essa razão, deve ser evitada em casa com pets e crianças.
Costela de Adão
Uma das maiores vantagens da Costela de Adão é a variedade como ela pode apresentada. Embora a maneira tradicional seja plantada em vasos, a utilização de suas folhas como decoração em vasos compridos também é uma opção. Com essa variedade de disposição, elas também podem ser utilizadas em diversos ambientes. Mas, assim como a comigo-ninguém-pode, essa é uma planta requer um pouco mais de cuidado. Especialmente porque possui um pouco de toxina.
Para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!