Uma das grandes preocupações de quem gosta de pet, é manter a casa limpa. Na verdade, não é apenas uma preocupação, mas também um desafio. Se você tem um animalzinho em casa, certamente saberá do que estamos falando. E, é verdade, uma casa com pet requer cuidados especiais com a limpeza.
Mas, veja só que notícia boa, isso tem solução! Para manter o ambiente limpo e saudável você só precisa seguir as dicas que selecionamos!
Estabeleça uma frequência de limpeza
Ao optar por manter uma casa com pets, você também assume outros compromissos que exigem responsabilidade. Essa atitude é válida para com você mesmo, com os demais moradores e os próprios pets. A fim de cumprir, então, essa responsabilidade você deve se preocupar com a frequência com que higieniza os ambientes.
Essa decisão de estabelecer uma rotina de limpeza deve contemplar a casa como um todo e também o ambiente específico dos pets. A propósito, especialmente o local os animais mais ficam precisa receber atenção especial e ainda mais frequente. Então, o ideal é incluir na rotina a limpeza de cada ambiente. Com os intervalos estabelecidos logo você estará habituado a manter tudo limpo.
Obviamente não há uma frequência exata que funcione para todos. Pois, o nível de acúmulo de sujeira também depende do tipo e do porte de animal que você tem. Além disso, um investimento em adestramento pode facilitar em muito a sua rotina com a limpeza. Pois, direcionando o hábito dos cachorros você pode, também, direcionar a frequência e a necessidade de limpeza de cada ambiente.
Tenha um aspirador de pó
A próxima dica que você deve seguir é adquirir um aspirador de pó. Especialmente quando os pets são mais peludos, essa simples ferramenta pode fazer milagres. Com um bom aspirador você pode remover os pelos até dos cantinhos mais difíceis da casa.
A ideia aqui é utilizar o aspirador com a maior frequência possível. Durante a atividade você deve aspirar também os móveis e estofados. E, claro, os tapetes o chão também devem receber atenção especial, já que os pets estão sempre por ali. Mesmo uma casa com pets pode se manter limpa e agradável. Mais do que isso, um ambiente limpo é também um ambiente saudável para os seus moradores, inclusive os próprios animais.
Mas, para complementar os cuidados você também pode manter o hábito de escovar o pet, assim haverá menos pelos pela casa.
Escolha bem os produtos de limpeza
Quem opta por uma casa com pets também precisa se preocupar com os produtos químicos que utiliza. Dessa forma, o processo de higienização do lar começa lá no supermercado. Isso deve ser uma preocupação presente, já que os produtos de limpeza podem acabar se tornando um veneno. Se, muitos deles, são perigosos para as pessoas, imagine para os pets!
Mas, isso é bem fácil de resolver. Para isso, basta que você se atente na hora da compra à escolha de produtos menos perigosos possíveis. Além disso, na hora de fazer a utilização, alguns cuidados também são muito válidos. Por exemplo, o ideal é que você dissolva cada produto na maior quantidade de água possível. Assim você diminui a proporção de produtos químicos e, consequentemente, os riscos.
Mesmo com todos os cuidados acima, a melhor proteção para os amiguinhos pets é tirá-los do ambiente durante a limpeza. Você pode transferi-los para um outro ambiente e só trazê-los de volta depois que o local estiver seco. Com essa atitude você evita riscos e bagunças dos animaizinhos no ambiente recém-limpo.
Dê banhos frequentes
Essa dica é daquelas específicas. Se o seu animal pode tomar banhos frequentes, você deve fazer com que isso aconteça. Com isso, manter a casa com pets limpos faz com que o próprio ambiente permaneça limpo por mais tempo.
Para dar os banhos você não precisa de um pet shop sempre. Ao contrário disso, em casa e com produtos acessíveis, você pode fazer com que o seu animal esteja sempre limpinho e cheiroso. E, claro, para faxinas mais rigorosas é indispensável que você leve os pets até um local especializado.
Ao fazer com que os pets estejam limpos, o reflexo é no próprio ambiente. Se os pelos estiverem devidamente cuidados e aparados não se soltarão em cada canto da casa. Da mesma forma, se o corpo do pet estiver limpinho, ele não deixará impurezas nos ambientes.
Ao seguir todas essas dicas você garante um ambiente agradável. Mais do que isso, muitos aspectos da própria saúde dos residentes dependem da limpeza da casa. E, claro, em um ambiente higienizado os próprios pets estarão mais contentes e seguros. O resultado será saúde em dia, humor restaurado e harmonia potencializada. Afinal, uma família com pets e casa limpa, não quer guerra com ninguém!
Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, basta entrar em contato com a gente!