Se você deseja investir em um imóvel, certamente já se deparou com a seguinte dúvida: pronto ou na planta? Seja para moradia ou para retorno financeiro, esse tipo de investimento ainda é a maior aposta do brasileiro. Entretanto, você precisa entender quais são as vantagens e desvantagens de cada uma das hipóteses antes de tomar a decisão.
Para te ajudar a reunir as informações sobre o assunto, selecionamos aqui os melhores pontos para te ajudar. Continue com a gente!
Vantagens e desvantagens de um imóvel na planta
A escolha por um imóvel na planta traz alguns benefícios e alguns ônus. E, antes da decisão, você precisa pesar todas as características para visualizar o lucro ou o prejuízo que você terá.
A primeira vantagem da aquisição de um imóvel na planta está na documentação. Ao adquirir um imóvel utilizando essa opção você simplifica o processo. Isso acontece porque, na hora da negociação, o instrumento pode ser feito apenas por um contrato de promessa de compra e venda. Assim, elimina-se, nesse momento, todas aquelas exigências de contratos definitivos.
Quando se trata de um imóvel na planta, o valor a ser desembolsado inicialmente costuma ser maior do que aquele exigido na compra de um imóvel pronto. Além de, normalmente, se tratar de um imóvel mais barato, você investe menos no início e ainda ganha tempo para planejar as prestações. Inclusive, além de ser mais barato, esse tipo de aquisição também costuma aplicar menores taxas de financiamento.
Um imóvel na planta também facilita a sua vida na hora de personalizar. Por não estar ainda finalizado, você pode escolher algumas questões do acabamento e imprimir a sua própria personalidade no seu futuro lar. Por fim, um imóvel na planta também tem mais potencial de valorização, o que resulta em lucros a médio e longo prazo.
Como desvantagem, o imóvel na planta possui a possibilidade de sofrer atrasos nos prazos ou até mesmo calotes. Como as construtoras dependem de fatores externos para a execução, imprevistos sempre podem acontecer. Entretanto, esse risco pode ser sanado se você fizer uma boa escolha de construtora. Ao optar por uma empresa idônea, os riscos são diminuídos expressivamente.
Vantagens e desvantagens de um imóvel pronto
Para a compra de imóveis prontos você também irá encontrar benefícios e problemas. Então, também é importante analisar cada ponto antes de decidir por um imóvel pronto ou na planta.
Uma das vantagens de adquirir um imóvel pronto é a garantia de entrega. Afinal, você pode condicionar a sua parte no cumprimento da obrigação a partir do cumprimento da outra parte, que é a entrega. Como já há ali um projeto executado e finalizado, você já tem a certeza de que o imóvel está pronto para ser negociado.
Além disso, um imóvel pronto adianta a possibilidade de mudança. Assim, se o seu projeto é ocupar o espaço imediatamente, um imóvel na planta pode frustrar os seus planos. Ao adquirir um imóvel pronto, você pode se mudar quase que imediatamente.
Quando se trata de um imóvel pronto, você pode analisar todas as condições antes da efetivação da compra. Durante o processo você pode conferir as especificações, os materiais utilizados, as condições das instalações e tudo o mais. Ao identificar coisas que o desagradam você pode simplesmente desistir da compra, sem maiores dores de cabeça.
Apesar de todas essas vantagens, há também desvantagens nesse tipo de negócio. A primeira delas é a prática de preços maiores. Por se tratar de um local já pronto você diminui o ônus da espera enquanto compensa no investimento. Além disso, ou por causa disso, você certamente terá que desembolsar um valor maior, além de se submeter a maiores taxas de financiamentos.
Ao adquirir um imóvel pronto você também não terá muito poder de customização. Afinal, o imóvel já está pronto, obviamente. Assim, caso você deseje fazer alterações no imóvel deverá consultar todas as possibilidades antes de fechar o negócio. Caso não o faça, pode te sair muito cara a decisão.
Qual é a melhor escolha?
A resposta para a sua indecisão dependerá do seu tipo de demanda e expectativa. Se você pode esperar, por exemplo, talvez seja melhor adquirir um imóvel na planta. Enquanto espera, você planeja cada cantinho do seu novo lar e se prepara para a nova fase que virá. Durante esse tempo você pode criar novas soluções financeiras e fazer escolhas mais acertadas.
Entretanto, se o seu caso é de urgência, você precisa analisar e pesar todas as versões da proposta. Se a sua urgência compensar as submissões desfavoráveis, você já terá a resposta.
Mas, o mais importante de tudo é que você negocie com prestadores idôneos. Essa, com certeza, é a escolha mais segura que você poderá fazer.
Conheça as vantagens de investir no Ysa Residence!
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!