financiar um imóvel

Vale a pena financiar um imóvel?

A principal indecisão na hora de comprar a casa própria ou fazer um investimento é sobre financiar ou não financiar um imóvel. A propósito, é uma indecisão bastante entendível, haja vista tratar-se de um investimento e compromisso a longo prazo. Além disso, a aquisição de um móvel é a materialização do sonho de estabilidade da maioria dos brasileiros. Por isso, requer uma decisão acertada.

Mas, você pode eliminar essas dúvidas acompanhando o nosso post. Aqui nós temos a resposta para você que está prestes a tomar a decisão sobre financiar um imóvel. Fique aqui com a gente para descobrir tudo sobre o assunto!

Tipos de financiamento de imóveis

A primeira coisa que deve chamar a sua atenção é o fato de haver alguns tipos diferentes de financiamentos. Os mais utilizados são o SFH e o SFI. Cada um deles atende a um tipo de necessidade e perfil de comprador.

SFH

O Sistema de Financiamento Habitacional é uma espécie de programa governamental que ajuda a um tipo de perfil a financiar um imóvel. Nesse caso, a negociação utiliza o saldo de FGTS e caderneta de poupança como base. Através desse sistema você conseguirá financiar imóveis com prazos maiores e taxas menores.

SFI

Já no Sistema Financeiro Imobiliário você conseguirá financiar um imóvel atendendo a outro tipo de perfil. Nessa modalidade você pode adquirir imóveis de faixas de preços maiores do que as do SFH. Além disso, a transação pode ser feita utilizando sua pessoa física ou jurídica. Por fim, você pode financiar até 90% do valor e pagar por 35 anos.

Quando financiar um imóvel vale a pena

Financiar um imóvel pode ser, sim, uma boa saída na hora de adquirir a casa própria. Entretanto, na hora de negociar você deve observar alguns aspectos. Essas características é que vão indicar se financiar um imóvel é ou não uma boa solução.

Entrada

Ter uma boa entrada é uma é um passo importante na hora de financiar um imóvel. Conforme os especialistas recomendam, o ideal é que você tenha ao menos metade do valor do imóvel para ofertar como entrada. Obviamente isso não é uma regra. Entretanto, quanto maior a entrada, menores serão as prestações

Programa ideal

Para ser um bom negócio, você deve escolher um bom programa na hora de financiar um imóvel. Para isso, o ideal é que você confira as condições e perfis de programas sociais, por exemplo. Não sendo o caso, escolher um financiamento idôneo pode resolver a sua vida.

Antes de fechar o negócio, então, você precisa pesquisar. Para isso, procure o máximo de instituições possíveis. Essa é a hora de levantar o máximo de informações sobre condições, prazos, taxas de juros e burocracias exigidas. Aí, sim, você deve escolher a melhor opção para você.

Custos

É importante que você saiba que o custo final do investimento não será o mesmo valor do imóvel. Isso acontece por causa das taxas de juros que variam conforme as condições. Então, embora o momento de financiar um imóvel seja muito emocionante, não deixe de considerar os custos finais. Essa atitude ajuda a garantir que as parcelas caibam no seu orçamento mensal. Além disso, você precisa saber o montante de custos que você terá assumido ao final do pagamento de todo o empreendimento.

Além do próprio valor das parcelas, você também precisa considerar outras variáveis. São questões como IPTU e condomínio, que também farão parte do investimento. Assim, conferir previamente as demandas é a melhor saída. Pois, isso evita sustos no meio do caminho.

Impacto na renda

Financiar um imóvel vale a pena quando o a dívida mensal não compromete o sustento familiar básico. Pois, não é muito inteligente ter um imóvel próprio enquanto faltam coisas básicas para a família. Assim, a recomendação dos especialista é que um financiamento não comprometa mais do que 30% da renda familiar.

Tempo de pagamento

Muitas instituições oferecem prazos de pagamentos a perder de vista. Isso pode ser uma vantagem para quem não dispõe de muito recurso para investir. Mas, é importante analisar que, quanto maior o tempo para o pagamento, maior o montante pago ao final do investimento. Por isso, adiante ao máximo os pagamentos para garantir um preço melhor.

Vale a pena financiar um imóvel? 

A resposta para essa pergunta vai depender da sua análise dos quesitos acima. Caso caiba na sua renda familiar, financiar um imóvel pode, sim, ser a melhor opção. Entretanto, você precisa considerar as melhores opções possíveis. Depois de conferir quais os compromissos de financiamento conseguiria honrar sem grandes problemas, é hora de agir.

A boa notícia é que os imóveis estão sempre em valorização. Assim, além de garantir um teto para a sua família, você também forma um patrimônio. Trata-se de conforto e segurança financeira.

Conheça as vantagens de investir no Ysa Residence!

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

[[[["field6","contains","Other"]],[["show_fields","field8"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder