As cubas para banheiro são um item muito funcional e, ao mesmo tempo, decorativo. Os diferentes modelos e tipos acabam gerando dúvida na hora de escolher.
Conhecido também como pia, as modernas cubas para banheiro ganharam o coração de todo mundo. Se tornaram os queridinhos na reforma com os estilos diferenciados e elegantes.
Nesse sentido, as cubas para banheiro dão destaque no ambiente. Por isso, também temos que ficar atentos as nossas necessidades para escolher a melhor opção.
Siga com a gente para entender mais!
TIPOS DE CUBA DE BANHEIRO
As cubas para banheiro são usadas para lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba, dentre outras utilidades. Por essas funções, temos que pensar bem no modelo e tipo de material.
Sendo assim, existem pelo menos 6 tipos de cubas para banheiro atualmente.
APOIO
As cubas de apoio são fixadas (geralmente com silicone) em cima das bancadas. Elas são mais indicadas para banheiros maiores. E as torneiras devem ser um modelo de bica alta. Assim, fica mais fácil para você lavar as mãos, por exemplo.
Hoje são os mais queridinhos nas escolhas, pois conseguem dar um visual sofisticado e são fáceis de instalar. Por outro lado, um ponto relevante que devemos ficar atentos é que a bancada precisa ser um pouco mais baixa.
Para mais, também temos que avaliar se a própria cuba possui espaço para instalar a torneira. Caso não tenha, a torneira pode ser colocada na parede ou deve ser mais alta (como falado antes).
Por fim, esses são os pontos mais importantes do modelo mais escolhido.
EMBUTIR
Muito indicada para banheiros menores, as cubas de embutir são colocadas em baixo da bancada. Por isso, muitas vezes, são escondidas por armários.
Então, é uma boa escolha para quem deseja armários no banheiro e não quer cuba exposta. Mas, o recorte na bancada deve ser bem feito para que a cuba se encaixe certo.
Com isso, uma vantagem é que isso facilita a retirada da água na bancada (e na limpeza) evitando que acumule sujeira.
SOBREPOR
Esse modelo é conhecido como um “meio termo”. Essas cubas são encaixadas na bancada e ficam com borda aparente.
Assim, esse tipo é interessante para quem não deseja deixar a cuba toda exposta. Nesse sentido, as torneiras podem ser colocadas na própria bancada ou na cuba.
Dessa forma, são uma opção que se encaixa em diferentes gostos. É um tipo econômico e com variedade no mercado.
SEMI ENCAIXE
Em seguida, temos as cubas de semi encaixe. Em outras palavras, a cuba tem a sua parte traseira encaixada na bancada e a parte frontal exposta (mais para frente). Logo, a bancada não precisa ser muito grande.
Como vantagem, é excelente para banheiros pequenos em que você não abre mão da elegância. Dessa forma, não é necessário um armário para cobrir essa cuba.
ESCULPIDA
A cuba esculpida para banheiro é uma opção bem clean e muito moderna. É um modelo que você faz seguindo o material da bancada.
Esse é um tipo indicado tanto para banheiros grandes quanto pequenos, já que você pode escolher o tamanho e forma da cuba. Isso é um benefício tendo em vista que você pode fazer do seu jeito combinando com a decoração do ambiente.
Além disso, outro ponto positivo é que não possui barreiras físicas facilitando o escoamento da água e a limpeza. Para mais, a torneira ideal é a de parede ou na própria bancada.
Enfim, esses são os modelos mais vistos e escolhidos. Todos eles podem ser feitos em diferentes materiais dando possibilidade de adequar com o seu estilo e a decoração do banheiro.
DICAS !
Agora, vamos com algumas dicas relevantes para você escolher a cuba ideal.
A primeira dica é que você deve pensar no tamanho do banheiro. Ainda que cada cuba tenha suas indicações, sempre podemos ajustar.
Hoje, existe um padrão em relação a altura da instalação da bancada e isso faz total diferença. Pois, você deve aproveitar todo espaço disponível. Mas, também garantir boa usabilidade da peça. Afinal, você não vai querer abaixar muito para lavar as mãos ou escovar os dentes, certo?
Por isso, você deve pensar bem nesse primeiro ponto.
Outra dica é escolher o material da bancada e da cuba. Atualmente, os mais utilizados são granito, mármore, metal, vidro e, até mesmo, madeira. O material escolhido influencia na limpeza, durabilidade e claro, beleza. Diante disso, você deve escolher o que será mais prático e que vai combinar mais com a sua decoração.
Não parando por ai, a textura (e cor) da sua cuba também faz diferença. Os mais comuns são: textura fosca, bruta, polida ou rústica. Isso também deve ser analisado já que a bancada e a cuba, muitas vezes, são o destaque do banheiro.
E por fim, avaliar o formato. Se você vai desejar cubas redondas, quadradas, ovais, retangulares ou de outro formato. Parece simples, porém o formato também gera dúvidas. O quadrado e oval são os mais vistos, mas não é por isso que você precisar escolher eles.
Os formatos são capazes de deixar o ambiente mais leve, compacto e ao mesmo tempo, inovador.
Portanto, todas essas dicas são para te ajudar a escolher a cuba para banheiro ideal. E que mais harmonize com o ambiente. Não esqueça que o seu gosto e suas necessidades contam.
Gostou do conteúdo? Confira mais sobre banheiro nesse post!