Barro Preto

Barro Preto: História e curiosidades

Como uma das primeiras cidades planejadas, Belo Horizonte veio para ser uma capital moderna e diferenciada. Mas, com muita história para contar através dos seus bairros.

Com isso, um dos bairros mais tradicionais de BH, o bairro Barro Preto vem com um passado marcante para a nossa capital mineira. E se você ainda não andou por lá, esse momento vale muito a pena!

Siga com a gente para conhecer mais!

HISTÓRIA!

O bairro foi colonizado por imigrantes italianos no século XX.  O que explica o motivo da sede do atual Cruzeiro Esporte Clube também estar presente nesse bairro.

Desde então, foi habitada pela classe operária que contribuiu para a construção da cidade. Por isso, era chamado de bairro operário.

Ainda naquele período, essas pessoas moravam em cafuas (casas de barro) a beira de dois importantes córregos (do Leão e da Barroca) onde depois foi construído edifícios tomando o espaço dessas simples casas.

Em 1930, com a intenção de transformar em uma zona industrial, foi necessário deslocar muitos operários para outros bairros de BH. Assim, foi  se tornando mais comercial. Nesse sentido, deixou de ser habitada por uma população mais “pobre” e foi ocupada por comerciantes e pessoas da “classe média”.

Logo, se tornou o “Polo da moda”. Embora se destaque pelo seu comércio de roupas e tecidos, o bairro também tem alguns pontos referenciais de BH. Como os mais importantes, temos: a praça Raul Soares, a igreja de São Sebastião e o edifício JK.

Localizado na região centro-sul da capital mineira, é composto por um cenário urbano e abriga marcantes avenidas para a cidade. Para além disso, ainda é possível encontrar imóveis que mantiveram as características arquitetônicas da época de sua fundação. A maioria hoje, entretanto, são para fins comerciais.

Barro Preto
Igreja São Sebastião localizada no bairro Barro Preto – BH | Imagem: O Tempo
CURIOSIDADES!

Primeiramente, o bairro Barro Preto tem esse nome devido a uma argila escura e pegajosa muito encontrada na região. E também, pelo solo pantanoso no qual o bairro foi construído por cima.

Isso, possivelmente, possibilitou a construção das cafuas (casas de barro daquele tempo).

Outra curiosidade bem legal, é sobre a sede do Cruzeiro Esporte Clube. Fundado em 1921 com o nome “Società Sportiva Palestra Italia” pelos italianos, hoje é um dos principais times de futebol do estado.

Conhecido também como “O Time do Povo”, o time de futebol era composto por grande parte dos operários italianos da construção civil que moravam na região naquele tempo. Assim, se tornaram um famoso time que possuem sua sede ainda no bairro Barro Preto.

Depois, expandiram com clube para lazer e centros de treinamentos em outros bairros de Belo Horizonte, como exemplo, a Pampulha.

Super bacana, né? E ainda tem mais!

Hoje em dia, o Barro Preto possui uma excelente infra estrutura para os seus moradores contando com galerias, supermercados, restaurantes e muito mais. Já que ele não deixou de ser residencial.

Vale ressaltar também os primeiros prédios construídos com a verticalização do bairro nos anos 70. Dessa forma, temos o Edifício Sete Lagoas. Ele foi o primeiro prédio residencial a ser erguido com mais de dez andares sendo um dos maiores da capital.

Junto com ele, temos o famoso edifício JK. Construído em 1953, foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer ainda no governo de Juscelino Kubitschek (e por isso JK, como homenagem). O prédio possui 36 andares e 1.176 apartamentos. Bem grande, não é?

Barro Preto
Blocos B e A do Conjunto JK ou Edifício JK no bairro Barro Preto – BH | Imagem: Wikipédia

A CAPITAL MINEIRA É CHEIA DE MEMÓRIA!

Com tanta história e valor, o bairro Barro Preto também é um dos principais pontos de referência da cidade. Em síntese, é bem próximo do centro de BH e ainda, tem a praça Raul Soares como caminho para outros pontos turísticos.

Ainda que planejada, BH possui um marcante valor que, apesar das mudanças, ainda mantém sua história.

Ainda assim, percebemos que a capital deixa registrado o seu passado por meio de bairros, praças e muito mais.

E aderindo a modernidade do século XXI, o Barro Preto ainda tem um site exclusivo para você cadastrar a sua loja ou encontrar a que tanto procura. E até mesmo, locais de utilidade pública como bancos, hospitais e escolas, como exemplo.

Atualmente, o bairro se destaca por ser o maior com comércio de atacado e varejo de roupas tanto em Belo Horizonte, quanto no Brasil inteiro. Então, se você quer comprar uma roupa especial e não está encontrando? Com certeza, lá pode ser o lugar certo.

Desde roupas normais como blusas e calças até roupas de gala como vestidos para festas. Um dos maiores polos da moda está em BH com qualidade e preço que cabe em todo bolso.

Portanto, convido você para conhecer o bairro mais clássico da capital mineira.

Gostou da dica? Conheça mais sobre Belo Horizonte nesse post!