cortinas

Cortinas para quarto: tipos e dicas para você escolher a ideal

As cortinas são essenciais nos ambientes de casa. Elas possuem uma função de controlar a temperatura, a iluminação e claro, decoração.

Por isso, elas precisam harmonizar com todo o cômodo. E para isso, é relevante que você saiba algumas informações para fazer a escolha certa.

Então, siga com a gente para saber mais!

TIPOS DE CORTINA

Primeiramente, precisamos entender mais sobre os tipos de cortina. O acabamento, tecido e o modelo precisam ser adequados para combinar com o seu quarto.

A primeira dica que vamos dar é que você precisa, antes de tudo, definir o estilo de decoração e claro, medir o espaço que irá colocar a cortina.

Com isso, vamos falar das diferenças.

TRADICIONAL 

As cortinas tradicionais são aquelas de tecido instaladas no forro (opção com trilhos) ou rente ao teto (opção com varão). Essas são, em geral, de tecido que podem ter (ou não) um blackout por baixo.

Além disso, são cortinas colocadas em parede livre de móveis, pois podem ir até o piso. E também, precisam de espaço para acomodar quando as cortinas estiverem abertas.

Lembrando que, por serem de tecido, você deve ter cuidados ao lavar. Caso você não tenha tanto tempo (ou espaço) para lavar, você pode optar por lavar com empresas especificas para isso.

Enfim, esse é um modelo para quem quer um quarto aconchegante e clássico.

cortinas
Imagem: Decor

ROLÔ

Já as cortinas rolô são um tipo de persiana feitas a partir de tela solar (trama a base de poliéster). Elas permitem uma boa privacidade no interior, mas permitem (um pouco) de passagem de luz.

Apesar de serem feitas, na maioria, de tela solar, essas cortinas também podem ser feitas de outros tecidos. Isso é muito relevante, pois de toda forma costumam ser bem fáceis de limpar.

Ainda assim, são muito indicadas para quem deseja um ambiente mais clean e moderno.

cortinas
Imagem: Decor

PERSIANAS

As cortinas persianas podem ser fabricadas em diferentes materiais como PVC, madeira, alumínio e até tecido. Como cada modelo tem uma proposta, você deve escolher aquela que mais se encaixa com o estilo do seu quarto. Bem como cada material tem uma forma de limpar.

Mesmo assim, é possível escolher em cores claras ou escuras. São um ótimo tipo de cortina, pois você que controla a quantidade de luz que entra no quarto. Em outros modelos, isso pode ser mais difícil.

Por fim, é uma cortina para você que busca elegância e praticidade.

cortina
Imagem: Decor

BLACKOUT

Muito querida para quartos, as cortinas blackout são feitas de um material mais espesso. Com isso, acontece um bloqueio total da luz, inclusive durante o dia.

Para mais, essas cortinas ajudam a controlar a temperatura do ambiente uma vez que ela veda a entrada da luz e bloqueia ar gelado.

Sendo assim, elas podem ser usadas sozinhas ou em baixo de cortinas tradicionais, por exemplo. Outra vantagem é que são fáceis de limpar.

Logo, é muito boa para quartos, pois proporciona um ambiente bem aconchegante para uma boa noite de sono.

cortinas
Imagem: Decor

PAINEL

Um modelo muito prático e neutro, a cortina painel é caracterizada pelo transpasse do tecido das suas vias. Assim, não deixa espaço para que não entre luz no ambiente.

Elas são capazes de dar leveza ao seu quarto, sobretudo, quando sua decoração tiver um estilo mais neutro.

cortinas
Imagem: Pinterest

SARJA 

A sarja é um tecido muito leve e, ao mesmo tempo, sofisticado. Logo, é ideal para um quarto moderno.

Bem semelhante ao tradicional, as cortinas de sarja são uma boa opção quando falamos sobre investir em estampas e cores.

Essa variedade permite uma decoração diferenciada em  que a cortina também pode fazer parte como destaque. Assim como o linho, as sarjas permitem delicadeza e aconchego.

Portanto, esses são os tipos de cortinas mais comuns usadas para cômodos como quarto. Lembrando que a sua escolha deve ser algo que seja funcional, prático, belo e que combine com a sua decoração.

DICAS!

Agora, vamos te dar algumas dicas importantes.

A primeira dica dada foi sobre a medição do espaço e a escolha da decoração. Mas, outra dica bacana é usar acessórios.

Os acessórios para cortina possibilitam mais luxo na decoração. Para os modelos de cortinas feitas de tecido, as presilhas são uma boa opção para prende-las aumentando a ventilação do espaço quando a janela estiver aberta.

Outra opção de acessório é o bandô. O uso é indicado para quem deseja esconder os trilhos da cortina no qual não é possível fazer embutido. Confeccionado em diferentes materiais, você ainda pode fazer na mesma cor da cortina mantendo um estilo e deixando tudo mais despojado.

Juntamente com tudo isso, ainda temos o tecido. A primeira dica sobre tecidos é que os mais grossos devem ser evitados em janelas pequenas e quartos com pouca ventilação.

Do mesmo modo, os tecidos pesados. Alguns são:  veludo, linho puro, seda e brim. O caimento deles são mais sofisticados. E ainda que controlam bem a luz, são mais adequados para janelas grandes. Tome cuidado apenas para não limitar a ventilação natural do ambiente.

Por outro lado, os tecidos mais leves como crepe e chiffon, não tiram toda a luminosidade, mas são mais delicados combinando com diferentes decorações.

Quanto a indicação de medidas, é sempre importante procurar um profissional para maiores orientações.

Enfim, essas foram as dicas para você não errar na hora de escolher a sua cortina. Lembre-se que as cortinas servem para dar conforto e beleza.

Gostou do conteúdo? Confira mais sobre quarto nesse post!