Quando falamos de varanda, a decoração não deixa de ser uma dificuldade já que os espaços estão cada vez menores atualmente.
Primeiramente, a nossa varanda deve ter um objetivo uma vez que alguns itens podem ser variáveis.
Nesse sentido, você tem que escolher se ela será para um encontro com amigos e familiares, se será para relaxar ou até mesmo para o seu home office (se a sua varanda for no quarto, por exemplo).
Ainda que em casa ou em apartamento, é essencial planejar esse ambiente para preservar o seu conforto.
Então, confira nossas super dicas!
USE PLANTAS!
Ainda que você não seja um bom cuidador de plantas, elas são grandes aliadas na sua varanda.
Além de decorar, as plantas trazem grandes benefícios para a nossa saúde. Para mais do que a oxigenação do ambiente, elas passam tranquilidade e sensação de bem estar.
Dessa forma, você pode fazer um jardim vertical ou suspenso para aproveitar o espaço das paredes. Ou fazer lindos arranjos.
Mas, para escolher o tipo de planta mais adequado, temos que lembrar da iluminação do local e o nosso tempo. Afinal, não adianta escolher plantas que exigem grande quantidade de cuidados se a gente fica o dia todo fora e com uma rotina puxada.
Ainda que seja fácil de cuidar, a planta escolhida não deve ser muito grande quando o seu espaço para coloca-la não for. Até porque ela vai ocupar um bom espaço e vai impedir uma boa circulação.
Claro que está dica é, principalmente, para varandas pequenas como em apartamentos.
Logo, não se esqueça de analisar as necessidades da planta que você escolher.
PREFIRA MÓVEIS PLANEJADOS!
Outro ponto importante na sua lista é o móvel. Pensando como um ambiente externo, os móveis precisam ser de muita qualidade, resistentes a mudanças climáticas e bem charmosos.
Para isso, os móveis sustentáveis são uma excelente opção. Além de ajudar o meio ambiente em que você pode reutilizar algum móvel antigo que você já tenha (e queira dar outra função), esses móveis costumam trazer elegância.
Um móvel planejado, ainda que sustentável, permite que você use todos os cantos existentes na sua varanda. Você pode fazer cadeiras e mesas ou um banco, sofás, nichos ou prateleiras, bancadas e armários.
Além de melhorar o espaço, os móveis ainda serão parte da decoração da sua varanda. E não esqueça do conforto!
CORES E ILUMINAÇÃO!
As cores e a iluminação devem ser muito bem escolhidas. Para começar, a iluminação natural já existe nesse tipo de ambiente. Isso deve ser considerado, pois além de saudável, você ainda economiza na conta de luz.
Porém, se você não for possível explorar o natural, você ainda pode escolher uma boa luz artificial. Nesse sentido, você precisa definir qual a sensação que deseja realizar. Como costuma ser um espaço de encontros, uma luz mais clara é uma boa ideia para dar energia.
Em conjunto, temos as cores. Elas podem ser dispostas de diferentes formas. Você pode usar cores nas paredes, móveis e objetos decorativos.
Para isso, você pode escolher diferentes tons e ainda usar texturas e papéis de parede para fazer um design exclusivo.
Não esqueça que as cores também podem causar sensações e deixar tudo bem alegre.
Lembre-se que tudo deve ser harmônico!
OBJETOS E DECORAÇÃO!
Para dar um toque especial, os objetos decorativos são muito preciosos por colocar ainda mais beleza na sua varanda.
Entre os mais vistos, temos quadros e posters, almofadas, redes e tapetes, como exemplos. Todos esses devem combinar com o propósito do seu ambiente.
Ou seja, se a sua varanda é gourmet, podemos usar quadros com temas de bebida e alimentação, assim como taças, adega e garrafas de bebida.
Outra dica, é o uso de redes. Essas podem ser colocadas quando a sua varanda não tiver espaço suficiente para móveis ou quando a sua intenção for de meditação.
Já as prateleiras ou nichos, podem ser usadas para colocar objetos como os da varanda gourmet, ou ainda colocar velas, livros, pequenos arranjos e qualquer objeto de sua preferência.
O importante é decorar sua varanda com a sua personalidade. Lembrando também que devem ser fáceis de limpar e de alta qualidade já que ficarão aparentes.
Para além, diferentes estampas, texturas e tons de cores nos objetos podem acrescentar estilo no seu espaço.
USE JANELAS!
Pode ser chato limpar as janelas, porém elas podem colaborar na sua varanda. Não sabe como? Vou te dizer!
As janelas podem ser a sua solução, quando pensamos no sol, ventania e barulho externo. Claro que devemos nos cuidar na hora de lavar (principalmente se você morar em apartamento devido a altura), mas elas evitam que essas pequenas situações te incomodem.
Além disso, pode proteger todos os seus móveis e peças utilizadas para enfeitar a sua varanda. Para mais, podemos utilizar cortinas como complemento.
Como outra sugestão, você pode fazer uma porta de vidro para separar a sala de estar da sua varanda se você não quiser interação entre os ambientes.
Por fim, ainda que a sua varanda seja externa (como em uma casa), você ainda pode usar as nossas super dicas. Elas também são válidas para varandas maiores já que indiferente do tamanho, o significado do ambiente pode ser o mesmo.
Gostou das dicas? Saiba mais sobre decoração para sua área gourmet nesse post!