Manter a casa limpa é algo que todo mundo gosta, não é mesmo? Como nem tudo é perfeito, sempre pode acontecer os famosos imprevistos. E um deles é o vaso sanitário entupido.
O vaso sanitário entupido pode causar mau cheiro e pode até comprometer o uso geral do banheiro. Para que isso não aconteça, vamos dar algumas dicas bem simples para facilitar (e muito) a sua vida.
Para que não esse problema simples não vire um bicho de sete cabeças, a primeira dica é que você use equipamentos de proteção. Indiferente da dica que vai tentar seguir, é sempre importante usar luvas, máscara e um óculos.
Logo, você evita o desconforto do mau cheiro e evita o contato das suas mãos com os produtos que vai utilizar. Por isso, é sempre relevante se prevenir. Além disso, você mantém a sua segurança. O que é fundamental, certo?
Siga com a gente!
DICA 1: RETIRE OS OBJETOS PESSOAIS DE PERTO!
Parece bobeira, mas você deve retirar todos os objetos pessoais que ficam mais expostos próximo do vaso sanitário. Por exemplo, temos as toalhas e escovas de dente, dentre outros objetos que estejam à vista.
Contudo, essa ação é relevante, pois a água suja espirre nesses objetos, sujando-os.
DICA 2: CUBRA O CHÃO AO REDOR DO VASO SANITÁRIO
Para não virar aquela bagunça, a próxima dica é cobrir o chão ao redor do vaso sanitário. O banheiro em si já tem muitos germes e você não vai querer mais trabalho né?
Diante disso, ainda que você cubra o chão, você pode lavar todo o banheiro. Limpeza nunca faz mal!
DICA 3: ÁGUA QUENTE
O primeiro método mais simples é jogar água quente no vaso sanitário. Caso você perceba que o vaso não está tão obstruído assim, você pode jogar água fervente (não tem quantidade exata) no vaso e esperar. Após 03 horas, em média, e dar descarga para conferir se deu certo.
DICA 4: ÁGUA SANITÁRIA
Também indicado para pequenos entupimentos, você também pode jogar 2 ou 3 xícaras de água sanitária no vaso. Em seguida, espere o produto agir por 01 hora e depois, dê uma boa descarga.
DICA 5: VINAGRE E BICARBONATO DE SÓDIO
Uma misturinha que costuma ser milagrosa é o vinagre com o bicarbonato de sódio. Para desentupir o seu vaso, basta você misturar 1 xícara (ou meio copo) de vinagre e a mesma proporção de bicarbonato e jogue no seu vaso sanitário.
Após esse procedimento, deixe repousar por 30 minutos. Nesse tempo, a mistura estará agindo removendo os resíduos.
Depois desse tempo, jogue água quente em boa quantidade e dê descarga.
DICA 6: DESENTUPIDOR
Um dos métodos mais indicados e eficazes é o uso do desentupidor. Já existem os modelos próprios para banheiro e é muito fácil a sua manipulação.
Basta você posicionar o desentupidor de modo que cubra toda a abertura do fundo do vaso sanitário e não entre ar. Depois pressione com firmeza levantando e subindo o desentupidor para dar pressão. Repita esses movimentos até perceber que aconteceu a desobstrução.
É um método indicado para qualquer nível de entupimento. E sempre faça o procedimento segurando no cabo para que você não tenha contato com as sujidades.
DICA 7: DETERGENTE E ÁGUA QUENTE
Por fim, a última dica é a mistura do detergente e água quente. Para isso, dilua um pouco de detergente em uma quantidade de água quente (não tem medida certa), jogue no vaso e dê descarga observando se está resolvendo.
Ainda assim, você pode repetir esse processo até 03 vezes. E se não der certo, experimente as outras dicas.
DICA MASTER: PREVINA O ENTUPIMENTO!
Enfim, a dica master para você. Sabemos que o entupimento pode acontecer ainda que você tome os cuidados. Mesmo assim, devemos sempre prevenir.
Para isso, você pode seguir alguns cuidados básicos. O cuidado indispensável é não jogar nenhum material que não dissolva na água. Dentre entres, temos: absorventes, papel higiênico, preservativos e lenços umedecidos, dentre outros. Esses são os principais de uso para higiene pessoal usados nos banheiros.
Ainda que você saiba que o papel higiênico dissolva na água, lembramos que esse processo não é imediato. Dessa maneira, o papel pode ficar preso pelos canos.
Portanto, NUNCA jogue papel no vaso.
E claro, você sempre precisar ter uma lixeira para que esses materiais sejam descartados de forma correta. Além disso, é necessário limpar o vaso, pelo menos, 01 vez na semana.
Portanto, percebemos que o cuidado é tudo! A casa limpa nos traz uma sensação de tranquilidade. Além do mais, quem não curte uma casa cheirosa e confortável? É sempre bom né!
Outro ponto relevante é que se você tentou nossas dicas e ainda não deu certo, procure um profissional.
Afinal, ninguém merece ficar com esse problema. Por isso, viemos te ajudar com essas dicas simples que vão facilitar a sua vida e quem sabe, até economizar o seu dinheiro.
A sua casa merece cuidado e você tranquilidade!
Gostou do conteúdo? Confira mais dicas de limpeza nesse post!