Possuir uma Alexa atualmente é quase que um hábito comum entre os brasileiros. Nos últimos tempos, as funcionalidades e facilidades da assistente virtual são capazes de facilitar os hábitos e funções cotidianas em uma casa. Inclusive, a popularização dessa pequena ajudante tem tornado a assistente cada vez mais barata. Assim, qualquer um pode escolher um modelo de Alexa que melhor lhe atenda e que caiba no seu bolso.
Apesar da propagação do objeto, muita gente ainda não sabe exatamente o que uma Alexa. Assim, também não sabe como funciona e o que ela pode fazer para facilitar a vida. Pensando nisso, selecionamos as principais informações sobre essa assistente digital para você descobrir que precisa de uma em sua casa.
Como Surgiu?
A assistente virtual Alexa surgiu no mercado em meados de 2014. Sua criação se deve a Amazon, que o fez juntamente com o Echo. Apesar do nome já definido, tudo indica que a Amazon vai passar a oferecer vozes de celebridades para substituir a tradicional voz que todos conhecemos no aparelho. Essa é uma inovação que a coloca um passo a frente de seus concorrentes da mesma categoria; Google Assistant e Siri.
Apesar dos concorrentes de sua categoria a Alexa possui um diferencial. Seu nascimento ocorreu com a intencional e exclusiva intenção de atender às necessidades cotidianas do dia a dia. A partir da configuração que possui, essa assistente compreende contextos até o limite de sua programação e executa tarefas simples a partir de um comando de voz.
Como Funciona?
Por não possuir um sistema operacional específico, a Alexa pode ser atrelada a diversos dispositivos. É o caso, por exemplo, do Android, Windows 10 e outros dispositivos. Apesar de suas funções serem um pouco mais limitadas quando o assunto é Apple, ainda assim ela consegue desempenhar algumas funções a partir de Iphones.
Conforme já dissemos, a Alexa funciona a partir de comandos de voz. Dessa forma, apenas uma palavra de ativação pode fazer com que ela esteja pronta para executar determinada tarefa. Nesse caso, a palavra de ativação pode ser “Alexa”, “Echo” ou “Amazon”. Com uma dessas palavras, a assistente fica pronta para receber o próximo comando.
Em seguida, o usuário pode fazer solicitações que são gravadas, enviadas para os servidores da Amazon e devolvidas para o usuário em forma de resposta. Tudo isso em questão de segundos. São comandos de interação como o acendimento de luzes, a ativação de alarmes, ativação de ares-condicionados, execução de playlists de músicas e muitas outras funções.
Quando bem sintonizada com uma casa inteligente, o assistente pode fazer coisas incríveis. É o caso, por exemplo, da interação possível com a geladeira, micro-ondas, fechaduras, câmeras, sensores de movimentos e muitos outros aparelhos. Através dessa interação a Alexa pode pedir comida, por exemplo, partindo de informações previamente gravadas e dados de crédito inseridos.
Todas essas atividades geralmente são comandadas por voz. Mas, nos casos de processos de compras, por exemplo, a programação pode ser feita através de interação em aplicativos. Com possibilidades dessa natureza, a Alexa traz conforto e praticidade para moradores de uma casa inteligente.
Curiosidades Sobre a Alexa
Esse tipo de assistente possui uma infinidade de comandos que proporcionam desde o conforto até a diversão dos usuários. Com a quantidade de funções disponíveis, é difícil conhecê-las todas. Entretanto, algumas curiosas funções podem melhorar a interação quando descobertas. Além disso, essas curiosidades ajudam a entreter o usuário.
Você pode, por exemplo, conhecer mais a Alexa a partir de comandos específicos. Dá para começar a experiência utilizando, por exemlo: “Alexa, quais são suas habilidades domésticas inteligentes?” ou “Alexa, que coisas posso experimentar?”.
Para se divertir com a Alexa, é possível pedi-la para executar músicas, contar piadas e até saber o que aconteceu na história em determinados dias. Também é possível pedir informações sobre o horóscopo do dia ou fazer uma meditação com a Assistente.
A fim de garantir que os diálogos com a Alexa sejam privativos, o usuário também pode pedir que ela apague os registros. Para isso, é só usar comandos como: “Alexa, apague tudo o que eu disse hoje.” ou “Alexa, apague o que eu acabei de falar”.
Ela ainda é capaz de ajudar na hora da refeição, abrindo aplicativos como o Ifood ou acompanhando pedidos já feitos. Tudo isso sem mencionar a possibilidade de obter ajuda com informações do tempo, questões matemáticas, notícias esportivas, envio de mensagens e criação de agendas.
Depois de sua popularização, a Alexa pode ser encontrada por preços bastante acessíveis a depender de suas funções. Por exemplo, o mercado hoje oferece o assistente digital por algo em torno de R$ 250. Embora essas sejam as versões mais básicas, há no mercado opções para todas as demandas. Assim os valores podem chegar a R$2 mil, conforme as funções desejadas.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!