ambientes monocromáticos

Ambientes monocromáticos: Tendência em 2021

Entre as principais tendências para 2021, a aposta em ambientes monocráticos é uma das grandes sacadas da decoração. Isso requer investir na utilização de cores únicas para os ambientes ou, ao menos, na aposta em um tom que determine todos os demais.

Obviamente, a utilização da ideia monocromática na decoração não quer dizer ausência de cores. Mas, que as cores escolhidas serão utilizadas de forma a manter um ambiente neutro, sempre baseado naquela cor predominante. 

Continue com a gente para descobrir tudo sobre ambientes monocromáticos.

O Que é?

Uma decoração monocromática compreende a utilização de uma determinada cor predominante para o ambiente. A partir dessa escolha, os objetos da composição são determinados em tons iguais ou seus variantes. Além da cor escolhida como base, outras cores podem ser utilizadas na variação. São elas: o bege, preto, branco ou cinza. 

Para quem não gosta de ambientes exóticos e chamativos, essa pode ser uma excelente solução. Afinal, a adoção de ambientes monocromáticos dá aos ambientes uma elegância e sofisticação próprias. Claro que, nem sempre isso será sinônimo de discrição. Mas, além de ser tendência, os interiores monocráticos correm menos riscos de erros.

Que Cores Utilizar em Ambientes Monocromáticos?

Não uma regra específica sobre que cor você deva utilizar na decoração de um ambiente. Quando se trata de ambientes monocromáticos, a exigência é que você siga, obviamente, uma base de cor. E, então, a partir dela, as demais tonalidades serão definidas.

Embora não haja regras específicas, a escolha deve ser cuidadosa. Especialmente quando a preferência seja por cores mais exóticas, um determinado equilíbrio é fundamental. As variações podem cuidar desse equilíbrio. Para isso, é possível utilizar, por exemplo, tons neutros como cinza, preto, bege e branco. 

Além da questão da harmonização, as cores escolhidas para um ambiente monocromático também exprime uma mensagem. Cada uma delas costuma carregar um significado que, geralmente, tem a ver com as impressões causadas pelo ambiente.

Laranja

As sensações trazidas pela cor laranja geralmente são de de euforia, alegria, juventude, diversão, otimismo e outros sentimentos do tipo. A expressão de força e boas energias são o principal motivo de as pessoas escolherem a cor laranja para a base da decoração. De maneira geral, é uma das cores preferidas por pessoas bem-humoradas e que gostam de desafios.

Azul

Já para outros, um ambiente monocromático pede a predominância de cores mais confortantes. É o caso, por exemplo, da cor azul, que pretende passar um ar de tranquilidade, estabilidade e confiança. Assim, a cor azul se encaixa em qualquer tipo de decoração. Isso porque é facilmente remetido à ambientes tranquilizantes como o mar e o céu.

Vermelho

Quando as sensações pretendidas têm a ver revolução e liberdade, os tons de vermelho são os melhores na paleta de cores. Através do vermelho, a impressão causada pelo ambiente é de paixão, desejo e energia. Não se pode negar que, às vezes, tudo o que algo precisa para ir para a frente é esse impulso de ousadia.

Roxo

Quem opta pelo roxo em ambientes monocromáticos geralmente quer estimular a energia. Pois, essa é aquela cor do mistério, da sensualidade, da vaidade e do poder. Assim, dá para explorá-lo com muita elegância na decoração da casa. São uma infinidade de tons disponíveis para a composição do ambiente.

Rosa

Os ambientes monocromáticos também podem receber como base o rosa. Geralmente associado às preferências femininas, esse tom também tem muitos significados. Entre eles estão questões como romantismo, ingenuidade, beleza, suavidade e fragilidade. Para selar o ar de romantismo e delicadeza, é um bom tom para a decoração da casa.

Verde

Por causa da relação com a natureza, o verde é o tom do equilíbrio. Com ele são trazidas as sensações de tranquilidade que, às vezes, é tudo o que o dia precisa. Assim, ambientes monocromáticos com a utilização de verde são ótimas opções para espaços produtivos. É o caso, por exemplo, de ambientes preparados para leitura ou trabalho. Nesses casos, o espaço é otimizado apenas com a utilização predominante da cor ideal, como o verde.

Amarelo

Por muito tempo, a utilização do amarelo na decoração foi uma questão polêmica. Entretanto, essa cor tem sido preferida em ambientes monocromáticos e muito utilizada, por sinal. Por trazer referências ao sol, trata-se de uma cor energizante. Além disso, muitos dos especialistas em decoração também a consideram como a cor do desejo. O fato é que essa é uma daquelas cores que traz boas vibrações ao ambiente. Por essa razão, está presente entre as possibilidades de utilização em ambientes monocromáticos.

 

Seja qual for cor escolhida, o ambiente deve ter a sua personalidade. Isso significa dizer que cada escolha deve ser feita com base no estilo de vida dos residentes. Ou, ao menos a personalidade dos que utilizarão melhor o ambiente deve se fazer presente na decoração. Como o lar é hoje, o lugar mais frequentado pelas pessoas, ele deve, então, ser desejável. E, nada o fará melhor do que expressar os gostos de quem vive nele.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

[[[["field6","contains","Other"]],[["show_fields","field8"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder