Aprenda a diferença entre construtora e empreiteira

Quem opta por realizar o sonho da casa própria através da construção ou aquisição de um imóvel novo, enfrenta um primeiro dilema. Considerando que gerenciar uma obra não seja algo tão fácil para leigos, uma das opções para a questão é a utilização de empreiteira ou construtora para essa tarefa. Nesses caso, a primeira dúvida é quanto ao meio utilizado para a concretização do projeto. Por causa das muitas opções do mercado, é importante conhecer as particularidades de cada uma a fim de que seja uma feita uma escolha correta.

A princípio, se faz necessário distinguir, por exemplo, uma construtora de uma empreiteira. Embora ambas atuem no mercado imobiliário, cada uma deles exerce um papel determinado, o que faz toda a diferença na hora da escolha.

Assim, a seguir estão as principais informações sobre cada uma delas e suas diferenças mais importantes.

O Que Faz uma Construtora

De maneira geral, a competência da construtora está sobre a execução da obra como um todo. Sua atuação deve ser regularizada junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Assim, desde a regularização dos quesitos legais até a execução prática do projeto, passa pelas mãos da construtura responsável. Isso significa dizer que, além de manter em seu quadro um engenheiro ou arquiteto que ateste a regularidade das obras, a construtora deve dispor de todo o recurso humano e operacional para a conclusão da obra dentro de todos os padrões legais .

A contratação de uma construtora para a realização da obra compreende vários benefícios. A primeira e principal vantagem já foi citada acima; ao contratar uma construtora, o contratante transfere a ela toda a responsabilidade em todas as etapas do serviço. Então, desde o início até a entrega da obra, é da construtora toda a obrigação operacional e legal do empreendimento. Dessa maneira, um dos principais entraves, que é a burocracia, ao ser assumido pela construtora, alivia em muito o peso do contratante.

Outro ponto de importante observação é quanto ao gerenciamento financeiro da obra. Lidar com essa questão pode ser uma grande dor de cabeça para um leigo no assunto. Entretanto, ao contratar uma construtora, o contratante assume um compromisso prévio financeiro que já compreende toda a execução do projeto. Assim, não há surpresas no meio do caminho, uma vez que todas as previsões já foram contempladas no contrato. Assim, a própria construtora é quem se responsabiliza por pelas questões financeiras, cabendo ao contratante apenas a fiscalização para que os padrões acordados sejam cumpridos.

Além disso, por ser sua especialidade, uma construtora conta com um arsenal de profissionais habilitados. Isso é capaz de garantir ao contratante que o seu empreendimento seja tratado com o máximo de profissionalismo e responsabilidade. Decorrente de sua capacitação, os profissionais dispostos pela construtora estão aptos a fazer real o cumprimento do prazo e a qualidade do serviço. Não obstante sua própria base de profissionais, as construtoras também carregam uma gama de fornecedores em quem confiam e garantem. A reunião desses dois grupos de profissionais promete eficiência, qualidade, comprometimento e boa relação custo x benefício.

O Que Faz uma Empreiteira

Por sua vez, a empreiteira também participa da execução da obra. Entretanto, a sua participação está reduzida à parte operacional do projeto. A grosso modo, seria um tipo de subespécie da construtora. De maneira geral, elas são um dos meios utilizados pelas construtoras para a execução dos empreendimentos. Entretanto, o fazem cumprindo fases e serviços específicos do projeto. Assim, de maneira geral, as empreiteiras não possuem profissionais como engenheiros ou arquitetos, uma vez que seu papel é cumprir o direcionamento de uma construtora.

Como vantagem, contratar uma empreiteira sugere uma maior força de negociação de valores. Isso porque, de maneira geral, os pagamentos podem ser feito conforme o ritmo da execução do projeto. Como consequência disso, o contratante pode parar dar um tempo entre uma etapa e outra ou adiar a finalização na falta de recursos. Entretanto, nesse tipo de negociação, todo o fornecimento de material decorre da responsabilidade do contratante, o que pode ser vantajoso quando se analisa do ponto de vista da personalização do material, ou desvantajoso do ponto de vista do controle financeiro.

Construtora ou Empreiteira, Qual Delas Contratar?

Diante de características diferentes qual seria, então, a melhor decisão? Talvez a resposta não seja uma resposta exata, entretanto, cabe considerar alguns pontos essenciais.

Por se tratar de um empreendimento importante e, por muitas vezes, definitivo, outros aspectos devem ser mensurados além do valor final da obra. Afinal, a menos que você seja um especialista na questão, ou um previdente, o que parece ser mais barato pode desaguar em uma imensa dor de cabeça.

Dessa maneira, considerar questões como segurança legal, qualidade na prestação de serviços e garantias devidamente documentadas, o contratante estará, não apenas adquirindo um bem, mas garantindo uma qualidade de vida e tranquilidade futura que é imensurável, sob qualquer aspecto.

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: