Por muito tempo se acreditou que para criar pets era preciso ter muito espaço e estrutura de difícil aquisição. Entretanto, está cada vez mais comum incluir na preparação de moradia, a companhia de animais. Assim, criar pets em apartamento não é mais um assunto difícil de ser tratado. Ao contrário, crescem os números de instalações que recebem esse tipo de morador como parte da família dos residentes.
Apesar de ter se tornado um assunto mais comum e de mais fácil tratamento, criar pets em apartamento exige mais cuidados do que aqueles que devem ser adotados por quem possui uma casa. Mas, não se trata de nada impossível. Apenas algumas adaptações e cuidados são suficientes para manter a harmonia e o bem-estar da casa e de seus moradores.
A seguir estão elencadas algumas dicas para possibilitar a divisão de espaços pequenos com pets.
Escolha uma Raça Propícia
Diferentes raças de animais pedem diferentes tipos de ambientes para o seu desenvolvimento. Enquanto as casas podem receber animais de porte grande com bastante energia, criar pets em apartamento requer um pouco mais de seletividade.
Para quem mora em apartamento o ideal é ter em sua companhia animais de pequeno porte. Quando se trata de cachorro, por exemplo, as melhores escolhas estão entre os pequeninos e mais silenciosos. Assim, antes de escolher o pet, o ideal é pesquisar sobre o seu comportamento e personalidade.
Separe um Espaço Para o Seu Pet
Por menor que seja o apartamento, o bichinho escolhido também merece ter um cantinho exclusivo. A fim de que ele tenha um local de descanso, o apartamento deve ter um lugarzinho para o posicionamento de um colchão ou cama para o pet. A fim de aproveitar cada espaço podem ser utilizados locais como nichos de armários, mesas de cabeceiras e outras opções.
Um cantinho agradável para um pet também deve ser contemplado com higienização e cuidado. Especialmente o local preparado para a comida e bebida deve receber com atenção limpeza e atenção a fim de que se preserve a saúde dos animais. Para isso não é necessário muito; pets pequenos requerem pequenas tigelas.
Utilize Materiais Próprios Para os Pets
Desde o local onde o pet vai descansar, até onde ele vai se alimentar ou fazer suas necessidades, todos os artefatos utilizados devem ser próprios para animais. Ao decidir criar pets em apartamento deve-se também decidir sobre o mínimo investimento em aquisições de itens próprios.
Há no mercado uma infinidade de artigos próprios para pets em apartamentos. São caminhas confortáveis, tigelas de material de fácil higienização, tapetes higiênicos, caixas de areia, mordedores, produtos de higiene e muito mais. Então, a fim e manter o animalzinho ocupado, e confortável, vale o investimento.
Treine o Seu Pet
Um dos maiores desafios de se manter um pet em apartamento tem a ver com a limpeza do local. Pois, ao contrário dos humanos, os animais não conseguem usar o banheiro. Mas, a boa notícia é que eles são treináveis. A fim de que não comprometam a salubridade do local, os pets em apartamento devem ter um local específico para as suas necessidades e saber como usá-los.
Quando se trata de um gato, por exemplo, é importante que o apartamento tenha uma caixinha de areia em um lugar fixo do apartamento. Da mesma forma, um cachorro tem que ter ao seu dispor um tapete higiênico onde possa fazer suas necessidades. Ao adotar esse tipo de estratégia há dois bons pontos de vantagens. A primeira delas é o bem estar do próprio animal. Além da disciplina está em jogo também o bem-estar do pet que pode contar com a limpeza do resto do apartamento.
Então, o ideal é que o pet receba treinamento em relação a isso. Por não ser um animal racional requer paciência e técnicas de repetição. Mas, o resultado é um lar harmonioso e agradável.
Leve os Pets Para um Passeio
Depois de se certificar de o apartamento é um ambiente saudável e seguro para um animalzinho, é importante considerar o seu contato com o mundo fora de casa. Criar pets em apartamento requer cuidado em todos os sentidos e isso inclui inseri-los no mundo externo.
A fim de que eles socializem e tenham um lugar para gastar a energia, um bom passeio é indispensável. Embora não se trate do local em si, a frequência é que é importante. Com certeza um passeio será uma espécie de compensação pela privação de espaço, será também uma oportunidade de respirar melhores ares, de melhorar o condicionamento do pet e de fazê-lo ainda mais feliz.
Como se pode ver, morar em um apartamento não é impedimento para quem gostaria de ter um pet. Apesar dos cuidados específicos, é sempre prazerosa a companhia. Depois de investir em cuidado, o retorno é a fidelidade e o carinho dos pets. Além de serem fieis escudeiros, são propulsores do sistema imunológico e da saúde emocional.