enfeite de natal

Como fazer seus enfeites de Natal

Em plena era da tecnologia, os personalizados também têm seu espaço garantido. Especialmente quando se trata de tradições natalinas, envolver a família é parte do ritual. Assim, o estímulo à criação do próprio enfeite de natal é mais uma forma de personalizar as experiências. Além disso, participar ativamente do processo é uma excelente forma de criar memórias familiares.

A decoração natalina carrega um grande significado. Então, cada enfeite de natal possui não apenas a função de integrar a decoração, mas também a de passar uma mensagem. Prova disso é que as opções da decoração já estão pré-estabelecidas. De maneira geral são sinos, laços, presentes e itens que remetam a algum significado da festa.

Assim, o processo de decoração da casa deve ser encarado como parte da tradição. Por isso, a arte de confeccionar o próprio enfeite de natal pode dar um gostinho a mais de pessoalidade na festa. Além disso, a criação própria pode reutilizar materiais e contribuir com o meio ambiente.

Para ajudar no processo, abaixo estão algumas ideias fáceis de praticar!

Enfeites Com Garrafas PET

Considerando o tempo que uma garrafa PET leva para se decompor no meio ambiente, reutilizá-las é uma excelente saída. No natal, por exemplo, esse material pode receber uma nova cara ao se transformar em um enfeite.  A propósito, garrafas PET podem tanto formar detalhes da decoração, como a parte principal, que é a árvore. Para fazer a árvore de natal com garrafas PET, basta utilizar os fundos das garrafas. Para transformá-los em enfeite de natal basta pregar um laço em cada fundo e fixá-los na parede em formato de árvore. 

Um bom enfeite de natal também passível de confecção com garrafa PET são estrelas ou flores. Para isso, a parte da garrafa a ser utilizada também é o fundo. Basta cortar as bases das garrafas e pintar o desenhar no enfeite com esmalte ou tinta. Em seguida, um furinho em uma das extremidades pode receber uma fita bonita para manter o enfeite pendurado na árvore ou outro local.

Enfeites Com EVA

Outra possibilidade de confecção própria do enfeite de natal é utilizando o EVA como matéria prima. Esse é um material comum para quem já gosta de artesanato. Se não for o seu caso, este é um tipo de emborrachado facilmente encontrado em papelarias. Com ele é possível fazer os enfeites e até lembrancinhas de Natal!

Como há muitas opções de cores para o EVA, dá para ser bastante criativo. Assim, o design do enfeite vai depender das habilidades do artesão em questão. Mas, nada é impossível! Com a ajuda de moldes que podem ser retirados da internet, dá para fazer os recortes no EVA e as colagens com cola instantânea ou cola quente.

A partir desse material pode sair um enfeite de natal bem elaborado com um Papai Noel ou uma rena, mas, também pode se transformar em bolas ou estrelas, que são metas mais alcançáveis.

Enfeites Com Feltro

O enfeite de natal mais comum a ser confeccionado com feltro é a guirlanda. A propósito, é uma excelente opção de enfeite já que é um item indispensável na decoração. Para quem tem mais habilidade, há um enorme leque de opções a ser explorado. Mas, os menos articulados certamente também encontram algo que lhes seja possível de produzir.

Para uma produção mais simples, por exemplo, basta um papel de gramatura alta cortado em círculo, um pedaço de feltro cortado ao molde do papelão, manta acrílica de enchimento e uma agulha para a costura. Depois de dar forma ao feltro, é só preenchê-lo com a manta acrílica e costurar as extremidades de forma a formar uma guirlanda. Com a base pronta, a criatividade é quem dita os demais detalhes.

Enfeites Com Velas de Natal

A vela também é uma tradicional parte da decoração natalina. Para usá-la como enfeite de natal há diversas opções. Entre elas está a utilização daquelas velas grossas que você conhece. Transformá-la em um enfeite de natal exige pouco esforço e um pouquinho de criatividade.

Para isso, é necessário apenas uma vela de dimensões mais largas, canela em pau e uma fita natalina. Com a canela você deverá rodear a vela, fazendo uma espécie de cerca. Com a canela bem grudadinha uma na outra, o aspecto rústico dá um charme para a vela. A fim de firmar a estrutura pode ser usada cola quente na fixação da canela. Em seguida, basta rodear a cerquinha de canela com a fita colorida. Um laço bem feito trará toda a delicadeza que o enfeite precisa.

 

Como se pode ver, a montagem da decoração natalina pode ser muito mais fácil do que parece. Além disso, o momento pode ser uma marco na memória de quem decide fazer pessoalmente. O envolvimento pessoal e familiar em datas tão significativas mudam não só a decoração, mas os relacionamentos.

[[[["field6","contains","Other"]],[["show_fields","field8"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder