Uma das grandes dificuldades de quem escolher morar em apartamento é com o espaço disponível. Entretanto, tudo pode ser resolvido com a escolha, disposição correta das coisas. Isso vale tanto para móveis, animais e plantas.
No mundo atual, é difícil não se preocupar com a alimentação. Com os níveis de doenças do peso e do funcionamento do corpo sempre aumentando, é cada vez mais séria a intenção de evitar os industrializados.
De maneira óbvia, morar em espaços pequenos não permite grandes cultivos. Entretanto, fazer horta em apartamento é mais fácil do que pode parecer. Para garantir que não seja um transtorno, basta apenas conhecer o mínimo sobre as plantas desejadas. Dessa forma, é possível fazer com que um ambiente pequeno seja também funcional para a alimentação.
Antes, porém, de se aventurar no mundo das hortaliças, frutos e temperos, conheça as informações básicas sobre o seu cultivo.
Como Fazer Horta em Apartamento
O primeiro conhecimento a ser adquirido deve ser sobre a forma de fazer a horta em apartamento. Mas, é uma etapa simples de ser superada. Pois há soluções práticas que permitem um bom desenvolvimento das plantinhas.
Para começar é preciso escolher o local. O ideal é que a horta seja posicionada de maneira a receber a luz do sol por pelo menos seis horas do dia. Isso pode ser feito com o aproveitamento de janelas, sacadas ou áreas de serviço com essa condição.
Em seguida, para abrigar as plantinhas há diversas opções. Entre elas estão os vasos tradicionais, latas e potes reaproveitados ou, até mesmo, caixas de madeiras. Com um toque pessoal esses itens dão um charme ao local além da função de acolher as sementes. Para garantir que não seja um antro de larvas, os vasos devem ser furados no fundo, para que água escoe.
Após a escolha dos vasos é hora de fazer a opção da terra. Parece algo superficial, mas que tem um imenso valor no plantio. Pois a terra não é apenas um local para se fincar as raízes, mas, um base de nutrientes para a planta. Dessa maneira, a terra deve recriar o ecossistema que a hortaliça precisa para se desenvolver.
Caso se trate de um iniciante no mundo da horta em apartamento, a escolha ideal para início do plantio deve ser por brotos ao invés de sementes. Para o processo de plantio basta abrir um buraco na terra que caiba o broto e, então, cuidadosamente, aplicá-lo no vaso, regando em seguida.
O Que Plantar?
A escolha do que plantar passa por algumas restrições. Pois, pequenos espaços pedem também plantas pequenas. Entretanto, é possível escolher um leque de variedades a partir da intenção do morador.
Temperos
Com a intenção principal de incluir essas plantas na alimentação, os temperos são as mais recomendadas. Inclusive, a maioria delas possui um tamanho ideal para os espaços em questão.
Assim, a fim de aproveitar o espaço, embelezar o ambiente e incrementar a culinárias, algumas sementes são as mais cotadas. É o caso, por exemplo, da salsinha, que se destaca por se desenvolver sem muitas intervenções. Isso se dá em razão de suas raízes, que são mais profundas. A cebolinha, também é uma excelente opção; entretanto, requer cuidado durante a colheita, devendo sempre ser retirada pela base. O alecrim, ao contrário, não deve ser colhido por inteiro, mas, deve ser retirado pela metade, de forma a não impedir o seu desenvolvimento. Além do toque da alimentação e da beleza do ambiente, são ervas aromáticas que atribuem bem-estar ao ambiente.
Frutos
Os frutos também são bem-vindos na horta em apartamento. Entretanto, como sempre, a escolha deve ser cuidadosa.
Entre as opções está o tomatinho cereja. Mas, é preciso observar que, conforme crescem deve ser mudados para vasos maiores e apoiados com estacas. Os morangos também são bastante cotados, e para um resultado excelente deve se utilizar sementes prontas que facilitam o processo. No caso das amoras o cuidado é parecido com o dos morangos. Além de fácil de cuidar, elas são uma excelente opção na dieta.
Frutos
Como é possível notar, há muitas opções de cultivos para horta em apartamento. Além de temperos e frutos, as hortaliças também são muito aceitas.
As mais comuns são as variações de couve, que são deliciosas e fáceis de cuidar. Mas, também há opções de alfaces. Tipos como a alface baby ocupam pouquíssimo espaço no ambiente. Para cultivo em locais frios, o espinafre é o mais indicado. Já para resultados rápidos, o melhor é plantar rabanetes.
Como podemos ver, ter horta em apartamento é totalmente possível. Aliás, não é apenas possível, mas é saudável também. Além de ocupar o tempo dos moradores, permite a melhoria na alimentação. Sem falar na otimização da qualidade do ar, já que são as plantinhas as responsáveis pelo oxigênio.
Com essas dicas não dá para errar.