home office

Como montar um home office

Trabalhar em casa nos dias atuais é uma grande vertente do trabalho moderno. Não se trata apenas de conforto e comodidade, mas de otimização do tempo e aumento de produtividade. Inclusive, nos dias atuais, o número de trabalhadores que cumprem suas demandas em casa, só cresce. Por essa razão, tem se tornado cada dia mais comum montar home office e produzir sem sair de casa.

Entretanto, montar home office não é algo simplista. Por se tratar de uma ambientação em casa, requer cuidados e detalhes que podem fazer a maior diferença na hora do trabalho. Afinal, ainda que em casa, trata-se de tempo de serviço que deve ser valorizado como tal. Por essa razão, estão elencadas a seguir, os principais pontos a serem observados antes de se montar um home office.

Escolher o Lugar Ideal Para Montar o Escritório

A ideia tradicional é que a casa não seja lugar de trabalho. Por essa razão é que existem prédios residenciais e prédios comerciais. Entretanto, em virtude de necessidades, muitos estão levando o trabalho para casa e, por isso, é necessário preparar um ambiente específico para essas atividades.

Esse ambiente deve ser encontrado na casa, considerando que deve ser um espaço confortável e silencioso. De maneira geral, deve ser instalado no quarto ou na sala. Em ambos os ambientes existem vantagens e desvantagens. O quarto, por exemplo, embora seja um local mais aconchegante, é também o local de descanso. Por isso, pode ser que as atividades atrapalhem esse clima com a introdução do trabalho. O mesmo acontece na sala de estar. Apesar de ser um local mais descontraído, só deve ser utilizado quando o ambiente não está sendo utilizado como sala de TV ou de convivência. Por isso a melhor indicação é que o ambiente seja preparado em um quarto especialmente preparado para ser o escritório, ou no quarto de visitas, onde não há movimento constante.

Tomar Cuidados Ergonômicos no seu home office

Apesar de estar fora do ambiente formal de trabalho, os mesmos cuidados devem ser estendidos quando se trabalho em home office. Isso se aplica, especialmente, às regras ergonômicas. Montar home office exige trazer para casa um ponto de trabalho que seja ergonomicamente preparado. Afinal, se esticar de qualquer  no sofá, na cama ou diante de uma mesa pode trazer sérios danos à coluna do trabalhador. Por essa razão, ao montar home office é importante escolher mesas com alturas adequadas, além de uma cadeira confortável que permita que a postura corporal correta seja mantida.

Manter a Organização

Outra grande questão a ser observada ao se montar home office, é a manutenção da organização do espaço. A propósito, um dos maiores desafios das pessoas que trabalham em casa, por exemplo, é a manutenção dos papéis em seus devidos lugares. Caso este seja o caso, há várias opções de prateleiras de ferro ou coloridas que podem compor o ambiente. Além do aspecto de modernidade, essas prateleiras serão bons estoques para a manutenção da organização.

Investir em Tecnologia em seu home office

Trabalhar em casa também exige que alguns investimentos sejam feitos. Tecnologia, por exemplo, deve receber uma boa fatia do investimento. Afinal, a possibilidade de se fazer home office é exatamente propiciada por causa do desenvolvimento da tecnologia.  Ao montar home office, o trabalhador deve cuidar para ter um computador eficiente, que seja capaz de suportar as tecnologias e armazenar os dados de maneira segura. Além da máquina, um investimento importante é no pacote de internet. Pois, são através dos canais de comunicação via internet. A propósito, ela se faz cada dia mais necessária por causa do uso das redes sociais. Por fim, embora não finalize a lista de investimento para trabalho em home office, outros equipamentos devem ser observados ao serem adquiridos . Isso também se aplica a impressoras e todos os demais equipamentos eletrônicos que possam facilitar a vida da mãe.

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: