como montar uma adega em seu apartamento blog segenco construtora

Como montar uma adega em seu apartamento

Todo mundo quer ter ao alcance um bom vinho ou outra bebida especial que complete um dia ou um momento. Da mesma forma, todo residente de bom gosto quer ter um espaço em casa que denote sua sofisticação.

Seja por praticidade, por amor à bebida ou por design, uma adega em casa virou um item desejadíssimo. E, acredite ou não, é possível em qualquer ambiente. Inclusive, a sua adoção em apartamentos tem sido cada vez mais comum, mas, você tem que escolhê-la corretamente.

Para facilitar o processo, listamos a seguir as principais informações e dicas para que você tenha uma adega elegante e funcional em seu apartamento.

Tipos de Adegas

A primeira informação que você deve ter sobre o assunto é que existem diferentes tipos de adegas que se adequam a situações e gostos adversos.

Atualmente, são diversos tipos disponíveis no mercado dos quais destacamos as principais.

Adega Termoelétrica

As adegas termoelétricas são ideais para a finalidade de preservação das bebidas em temperatura e umidade adequadas, fazendo o uso da energia elétrica.

Esse tipo de adega é ideal para quem reside em ambientes de temperaturas mais elevadas. Basicamente, a adega termoelétrica faz uma troca de temperatura com o ambiente externo, colocando para fora ar quente do seu interior; o que mantém as temperaturas mais baixas

Adega com Compressor

Muito parecida, esteticamente, com as termoelétricas, as adegas com compressor são um tanto mais modernas e sofisticadas. Isso porque o seu sistema não apenas trabalha para manter temperatura mais amena, mas, também é capaz de resfriar as bebidas.

Embora tendam a ser um pouco mais barulhentas que as demais, os novos modelos já oferecem sistemas que diminuem os ruídos. Além de todas as funções, há muitas variedades de tamanhos dessa adega. Assim, queira o interessado uma opção pequena para o bar da sala, ou grande para um ambiente exclusivo, haverá uma adega com compressor que lhe atenda.

Adega Passiva

Sendo a mais clássica delas, a adega passiva é bem ao estilo natural. Nela não há intervenção tecnológica e elétrica. Por essa razão, costumam ser instaladas em cômodos com temperaturas específicas e protegidos dos raios solares. Apesar de ser uma opção interessante, é também a que exige mais planejamento e adaptações.

Como Montar a Sua Adega

Escolhida a adega que mais responde aos anseios do interessado, o próximo passo e instalá-la no apartamento de modo que não seja um desperdício. Afinal, a eficiência de uma adega reúne beleza e funcionalidade.

Assim, algumas análises são necessárias a fim de que a adega cumpra o seu propósito.

Localização Ideal

Por óbvio, o espaço disponível é de observação primordial. Embora não sejam necessários espaços grandiosos, algum espaço deve estar disponível para a montagem da adega. De maneira geral, independente do local em que esteja instalada, a adega deve manter as garrafas na vertical. Essa simples logística evita que as rolhas sejam e ressecadas e, por consequência, que as bebidas estraguem.

Quando se trata de adega climatizada, é possível adaptar até o menor dos espaços. Desde vãos de escadas, prateleiras em armários, paredes personalizadas, até corredores, se a coleção em questão for pequena, qualquer ambiente é aproveitável. Entretanto, quando se fala em extensões maiores de exemplares, devem ser reservados espaços maiores e até cômodos específicos para instalação da adega. Há adegas no mercado para comportar todo o tipo de coleção, desde 4 até 200 ou mais garrafas.

Apesar de não haver qualificações específicas em relação ao tamanho, o espaço precisa, necessariamente, ter condições climáticas conforme a regra. Isso implica que, o ambiente reservado para a recepção da adega não deve receber luz ou calor solar, sob pena de interferência no processo natural do envelhecimento das bebidas.

Integração Com o Ambiente

Pronto, definido o tamanho e a localização da adega no apartamento, agora é hora de fazê-la ornar com aquilo que está ao seu redor. Para que isso seja possível, o mercado oferece adegas com todo o tipo de acabamento. Elas podem ter acabamentos rústicos que ornem com ambientes mais grosseiros. Também, os ambientes mais clássicos podem adotar adegas em aço escovado e, os despojados podem dispor de uma versão colorida, bem ao estilo vintage.

Feita a leitura do ambiente e seu propósito, o ideal é que o compartimento das bebidas siga o mesmo caminho. A fim de parecer ainda mais com o ambiente, é possível iluminar o espaço com fitas de LED, que não aquecem, e adornar com quadros e plantas que completem o ambiente.

Então, fica claro que montar uma adega em um apartamento é um processo mais simples do que se imaginava! Apesar das especificações, nenhuma parte do processo exige muito mais do que atenção e cuidado. E, é para isso que as dicas existem! Com as informações elencadas aqui, vai ser difícil errar no processo, e o resultado será um toque de elegância ao apartamento e de requinte aos seus momentos em casa!

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: