Conheça as vantagens do investimento em imóveis

De maneira geral, o contexto econômico do nosso país não tem se mostrado muito otimista no contexto atual. Entretanto, se há um viés financeiro que não decepciona é o de investimento em imóveis.

Por muitas razões, investir em imóveis é um excelente negócio. Entre elas estão a geração de renda fixa, a estabilidade e a valorização do bem. Sua taxa de retorno é excelente, mas, mais do que isso, possui vantagens fiscais relevantes e a incorporação de um patrimônio que não se perde.

Que é uma boa ideia investir em imóveis todos já sabem. Agora, elencamos abaixo as principais razões pelas quais o investimento em imóveis atrai cada vez mais interessados.

Retorno Certo

Um dos primeiros motivos a ser considerado quando do investimento em imóveis é a segurança do negócio. Afinal, imóveis sempre terão valor. Desde sempre, apostar nesse ramo tem garantido um risco mínimo de perdas. Isso significa dizer que é possível manter intacto o bem em períodos de crise e transformá-lo em lucro quando o mercado está em alta. Assim, além de manter um bem intangível durante a valorização, é possível usufruir do bem por tempo indeterminado,

Valorização Contínua

Além da segurança do investimento, os imóveis são bens em contínua valorização. Enquanto outros tipos de bens sofrem depreciação e perdas, como veículos e estoques, os imóveis permanecem intocáveis.

De maneira clara, para potencializar a valorização no investimento em imóveis, algumas ações são necessárias. Entre elas estão as reformas, as melhorias e otimizações da infraestrutura. Na verdade, há um tipo de investidor específico cuja atividade principal é exatamente adquirir imóveis que precisam de melhorias. Ao investir também nos reparos e revitalização do bem, agregam um valor expressivo e fazem disso o seu lucro.

Benefícios Fiscais

Especificamente no Brasil, todas as atividades legais são bastante taxadas. Em alguns momentos, as altas obrigações fiscais chegam a inibir os investidores em potencial. Entretanto, o ramo de investimento em imóveis goza de determinados benefícios em detrimento dos demais negócios.

Entre tantas vantagens, o investimento em imóveis atrai deduções de diversas naturezas. Entre elas estão as deduções sobre juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros, e outros benefícios.

Dessa maneira, esse motivo se faz um bom motivo de atração de investidores para a área.

Renda Extra

A obtenção de imóveis pode vir revestido de vários motivos. Talvez o investidor esteja empregando seus esforços no sonho da casa própria. Em alguns casos, o objetivo pode ser agregar itens ao patrimônio também. Mas, um recorrente motivo no âmbito do investimento em imóveis é o desejo de garantir para si e para a família uma fonte de renda.

A utilização de um ou vários imóveis como fonte de renda é um justo motivo para um investidor. Isso porque, o imóvel pode ser explorado tanto na sua venda quanto no aluguel. De maneira geral, a venda é recomendada quando o mercado imobiliário está em alta. Também pode ser um bom negócio quando o objetivo é liquidez e retorno a curto ou médio prazo.

Entretanto, a exploração do imóvel através do aluguel é uma boa pedida para quem quer manter uma renda fixa. Esse tipo de exploração pode ser um fim em sim mesmo, quando o objeto é exatamente esse, ou pode ser um meio para aqueles que aguardam a valorização do imóvel. Dessa maneira, o investidor mantém o patrimônio, o explora e lucra posteriormente com a sua valorização. Quando a aquisição do imóvel em questão se dá por meio de financiamento, por exemplo, o aluguel acaba se tornando uma ferramenta de auxílio no pagamento das parcelas. Portanto, todas as formas de exploração do imóvel se mostram positivas e vantajosas.

Relação Positiva Com a Inflação

Por causa da relação favorável existente entre o Produto Interno Bruto e a procura por imóveis, o setor imobiliário acaba por cobrir a inflação. Isso é traduzido no aumento dos alugueis e na elevação dos valores do capital durante o aumento da demanda. Logo, investir em imóveis também significa participar do lado positivo da pressão inflacionária.

Após a descrição dos principais benefício, parece óbvia a certeza de que o investimento em imóveis seja um bom negócio. Além da estabilidade desse tipo de investimento, é também uma ótima opção para a variação do portfólio dos investidores. Ao manter patrimônios tangíveis dessa espécie é possível proteger, de certa forma, os demais ativos distribuídos em investimentos flutuantes.

Então, a conclusão a que se chega é que, embora o mercado imobiliário, como os demais mercados, seja cíclico, vale a pena ter um ou mais imóveis. A dica principal é que os investidores estejam atentos às ações pedidas para cada fase. Ao direcionar as ações conforme o pedido do mercado, seja o retorno desejado a curto, médio ou longo prazo, investir em imóveis é sempre uma excelente opção!

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: