O estilo de vida mais adotado nos últimos tempos é o da otimização e da praticidade. Seguindo essa tendência, os imóveis também caminham para ser cada vez menores e mais funcionais. Logo, isso requer também que a decoração siga o padrão estabelecido. Assim, a decoração de ambientes pequenos tem sido pauta constante quando o assunto é LAR.
Atentos às necessidades e tendências, elencamos abaixo as melhores dicas para a decoração de ambientes pequenos. Ao segui-las você estará dando ao seu pequeno espaço o tamanho exato do aconchego, elegância e eficiência.
Móveis Planejados
A primeira dica para decoração de ambientes pequenos é também o pontapé inicial para as demais. Ao optar por móveis planejados é possível não apenas aproveitar o espaço disponível, mas, imprimir nele a personalidade e estilo dos residentes.
Durante o processo de planejamento dos móveis é importante verificar se eles seguem a proporção do ambiente. Afinal, não é inteligente colocar uma cama King Size em um quarto reduzido ou uma enorme mesa de jantar em uma sala em miniatura. Aqui, a pedida é encaixar os móveis ao mesmo tempo em que a circulação é facilitada.
Móveis Funcionais
Quando se fala de decoração de ambientes pequenos, é impossível excluir a necessidade de funcionalidade nos imóveis. Nesse momento a beleza é um quesito importante, entretanto, os móveis devem também servir aos residentes na otimização do tempo e na organização da casa.
Nos quartos, por exemplo, as camas boxes com baús e gavetas devem substituir as camas normais. A paredes também podem ganhar ganchos que sirvam para o armazenamento. Por sua vez, a sala de estar pode ter a mesa de centro substituída por pufe que sirva de assento em eventuais necessidades.
Cores Neutras
As bases e revestimentos também podem contribuir para a harmonia na decoração de ambientes pequenos. Para isso, alguns truques podem ser utilizados. Da mesma forma que bases e revestimentos de cores escuras dão ao ambiente um aspecto de diminuição, Quando se apresentam em cores neutras faz o efeito contrário, conferindo uma sensação de mais espaço no ambiente.
Para compensar, a decoração pode contar com com objetos e acessórios de cores mais ousadas. Além de fazer um belo contraste com a estrutura, acessórios e objetos podem ser trocados ao gosto e no tempo do morador sem grandes esforços.
Utilização de Espelhos
Assim como a utilização de cores neutras, a adoção de espelhos na decoração de ambientes pequenos é um truque bastante utilizado. Na verdade, trata-se de um item curinga na ilusão de ótica da decoração. Isso porque os espelhos dão aos espaços uma sensação de amplitude e de continuidade.
A boa notícia é que eles estão sempre em alta no mercado decorativo. Dessa forma é possível adotá-lo nos próprios móveis, paredes ou em peças de preferência. Nos móveis, por exemplo, eles são bem-vindos nas portas de armários, guarda-roupas e até cabeceiras de camas. Também nas paredes eles são muito bem aceitos, especialmente em ambientes como a sala de jantar.
Iluminação
Na decoração de ambientes pequenos o projeto de iluminação faz toda a diferença. Nesse ponto a primeira preocupação deve ser, por óbvio, com a iluminação natural. Então, as melhores opções são sempre as janelas grandes. Isso porque elas conectam o ambiente interior com o exterior. Além disso, as grandes janelas ampliam os espaços e melhoram a circulação do ar.
Mas, os ambientes pequenos nem sempre contam com a possibilidade das janelas grandes. Ademais, independente do tamanho do ambiente, a iluminação artificial também se faz necessária. Mas, especificamente para ambientes pequenos, a escolha da iluminação artificial também deve ser feita com atenção. Enquanto as luzes brancas dão ao ambiente um aspecto de amplitude, as amarelas conferem um status de aconchego ao espaço. Logo, os dois tipos devem ser utilizados com ressalvas. Luzes amarelas são mais funcionais em ambientes como salas e quartos, ao passo que as brancas devem ser utilizadas em locais como cozinhas e escritórios.
Piso Descoberto
Por fim, embora não esgote as possibilidades, na decoração de ambientes pequenos o ideal é que o piso esteja à mostra. Isso porque o efeito visual do ambiente mais limpo confere um status de amplitude ao local. Com o mesmo efeito, utilizar o mesmo tipo de piso em todos os ambientes também é muito sábio.
Em alguns casos os tapetes são indispensáveis, seja pelo apreço do morador ou pela utilidade do item. Quando isso acontece, a melhor escolha é por tapetes que não ocupem todo o espaço. Ao deixar uma parte do piso visível o ambiente ainda atrai certa sensação de espaço ampliado.
Como se pode ver, é possível fazer com que pequenos locais ainda aconchegantes e úteis. Para isso é preciso apenas que haja uma boa relação entre o bom gosto e o bom senso. Afinal, um lugar para se chamar de lar dever ser o local onde se queira estar em qualquer tempo!
Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: