área privativa

Como fazer um jardim na sua área privativa

Um dos grandes desafios das moradias da modernidade, é encontrar espaço para se conectar com a natureza. Mas, apesar dos espaços cada vez mais reduzidos, há sempre soluções para atender a essa demanda. Uma excelente solução para a questão, por exemplo, é utilizar a sua área privativa para cultivar um jardim.

Mesmo que pareça pouco o espaço, com criatividade e boas dicas você poderá ter em casa uma excelente área verde. Além de compor a decoração do lar, você ainda vai melhorar a produção de oxigênio no ambiente. Por isso, fique com a gente para ter as melhores dicas para fazer o jardim na sua área privativa.

Aproveite as paredes

Geralmente o espaço de área privativa pode ser um terraço, um deque, um alpendre ou até uma área de serviço. Seja qual for a opção, você pode acrescentar um jardim. Para espaços muito apertados uma boa opção pode ser um jardim vertical. Assim, o melhor é você aproveitar cada espacinho das paredes.

Jardim vertical
Jardim vertical

Para a criação de um jardim vertical você pode, por exemplo, fazer um uso de paletes e plantas de sua preferência. Obviamente, antes de colocar as plantas você deve considerar a iluminação e a circulação de pessoas no ambiente. Assim, você escolherá as plantas certas para o desenvolvimento no seu local disponível. Então, é só partir para a disposição das plantas na parede. Isso você deve fazer observando o tamanho delas e o seu potencial de crescimento.

Mas, claro, caso prefira, há também diversas opções de vasos que podem ser pendurados sem a estrutura de paletes. Caso você deseje um visual mais espaçado, basta escolher vasos bonitos e seguros para pendurar. Da mesma forma, o ideal é que você escolha os pontos da parede que possibilitem o bom desenvolvimento da planta em questão. Nesse momento, você deve pensar em pontos de iluminação natural e horários para o contato da planta com o sol.

Explore as estantes de metal

Caso você tenha um pouco mais de espaço na área privativa, dá para fazer bom uso de estantes de metal. Na verdade, a depender da disposição, elas nem precisam de tanto espaço assim. Mas, precisam estar bem posicionadas. Nessas estantes você pode dispor vasos de sua preferência ao ar livre. A ideia é que sejam vasos menores, para um ambiente mais harmônico.

estante de metal
estante de metal

Assim como as demais dicas, é importante que você encontre um bom lugar para as plantas nessa disposição. Para isso você deve considerar, por exemplo, a necessidade de luz solar que determinada planta tem. Com informações como essa você poderá potencializar o desenvolvimento das plantas de sua área privativa.

Faça pequenos canteiros

Para fazer um bom jardim em área privativa você pode também utilizar a técnica de pequenos canteiros. Especialmente se essa área estiver estabelecida no térreo, você pode utilizar cantinhos do ambiente para a construção do seu canteiro.

jardim privativo
jardim privativo

Como o assunto aqui é sobre pequenos espaços, você deve ser coerente na escolha das plantas. Para esse tipo de composição, por exemplo, o mais indicado é que você plante espécies pequenas de árvores. Você também pode investir em plantas mais rasteiras para completar o visual do seu jardim. Por fim, utilizar pedras no caminho também vão acrescentar charme ao local.

Conheça as plantas que deseja cultivar

Os cuidados a serem aplicados no jardim da sua área privativa vão depender do tipo de planta que você vai cultivar. Assim, é bom que você conheça as plantas que deseja adotar. Como cada uma possui um processo de crescimento e uma necessidade de poda e rega, então, é importante identificar essas questões.

jardim privativo
jardim privativo

Para facilitar a sua lida na construção do jardim, escolha plantas com necessidades parecidas. Assim você pode criar uma rotina de cuidados que se aplique a todo o jardim. Além de poupar tempo você garante que o seu jardim esteja sempre bonito e saudável.

Pode com frequência as suas plantas

O processo de construção de um jardim de área privativa não termina com a montagem do ambiente. Como plantas são elementos vivos, é natural que elas cresçam e criem novas necessidades. Por essa razão, além dos cuidados comuns de rega, você precisa podar as plantas periodicamente.

É importante que você saiba que o processo de poda não é apenas retirar os galhos em excesso ou folhas mortas. Mas, essa atividade requer um cuidado especial e conhecimento mínimo sobre as plantas que serão podadas.

Ao fazer os procedimento de forma correta você traz muitos benefícios para o seu jardim. O primeiro deles é o crescimento saudável das próprias plantas em questão. Muitas vezes, o crescimento incorreto pode trazer danos para a própria planta ou para aquelas que estão ao redor.

poda
poda

Por fim, ao podar as plantas com a devida frequência você traz harmonização e beleza para o ambiente. Nesse processo você constrói um jardim agradável para você mesmo, demais moradores e frequentadores da sua casa. Além de ser um ambiente para relaxar, o seu jardim privativo será um grande catalizador de boas energias.

Conheça as vantagens de morar no Ysa Residence!

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!