Diante de tantas perdas vividas e acumuladas com a ocorrência da pandemia, muita gente se pergunta quais são os melhores investimentos possíveis para 2021. A ideia é potencializar os ganhos ou, no mínimo, impedir que se percam mais recursos durante esse ano decisivo.
De maneira geral, a melhor forma de deixar o dinheiro seguro é diversificando os investimentos. Isso porque, ao concentrar todos os recursos em um determinado local, o investido fica refém do sucesso daquela única aposta. Dessa forma, ao pulverizar os recursos de maneira sábia, você garante que, mesmo que os ganhos não seja absolutos, as perdas também não serão.
Mas, afinal, quais são os melhores investimentos para 2021? Vamos descobrir juntos!
Fundo de Investimento Imobiliário – FII
Entre os queridinhos dos investimentos do brasileiro está o investimento em imóveis. Isso se dá por causa da segurança que o setor, historicamente, impõe. Mas, na hora de aplicar os recursos, é importante se atentar para o fato de a garantia do retorno estar ligada a questões maiores do que os simples atos de compra, valorização e venda.
Dessa forma, trabalhar com fundos imobiliários pode ser uma boa opção entre os melhores investimentos possíveis. Isso porque, trata-se de uma uma renda variável, mas, considerada segura pelos especialistas. A boa notícia é que, por se tratar de um segmento importante dentro da cadeia econômica, esse tipo de investimento pode ser adotado mesmo que a quantidade de capital disponível seja reduzida.
Tesouro Direto
Na hora de pulverizar os recursos disponíveis para o investimento, considerar o Tesouro Direto como opção é uma boa saída. Trata-se de um programa do governo brasileiro. A partir dele, qualquer cidadão que possua um CPF pode comprar títulos do tesouro direto e receber juros por isso.
Entre os principais tipos de títulos há aqueles considerados títulos prefixados; onde a taxa de juros é prefixada, de forma que o investidor já sabe antes exatamente quanto vai ganhar. Há também os títulos pós-fixados, quando a taxa de rentabilidade depende de índices como a Selic. Assim, o resultado final vai depender da variação da taxa de referência. Por fim, os investimentos no tesouro direto também podem possuir natureza híbrida. Nesse caso, a rentabilidade em questão é composta pela variação da inflação acrescida de uma taxa de juros prefixada.
CDB’s
O Certificado de Depósito Bancário também é um tipo de investimento presente entre os melhores investimentos para 2021. De maneira geral, esse tipo de investimento funciona como uma espécie de empréstimo feito ao banco. A ideia aqui é que o investidor empreste o dinheiro ao banco, de forma que o recebe posteriormente com o acréscimo de juros.
Geralmente, para esse tipo de negociação os bancos possuem uma espécie de garantia. Isso serve para garantir que o emprestador não sofra prejuízos no caso de quebra do banco, por exemplo. Trata-se de um Fundo Garantidor de Crédito, que cobre o prejuízo até um limite previamente estipulado e, claro, seguindo algumas condições.
Fundos de Renda Fixa
Os Fundos de Renda Fixa também são boas opções entre os melhores investimentos possíveis para 2021. Na verdade, esse tipo de investimento não se encaixa perfeitamente em um produto de investimento. Mas, está mais para um serviço de investimento. Nesse caso, trata-se de uma espécie de utilização de serviços onde o investidor não escolhe exatamente o produto do investimento. Na verdade, um gestor específico, ou equipe de gestores fica responsável pela administração do recurso disponibilizado, de forma a disponibilizá-lo para as melhores ações.
Nesse caso, antes direcionar o investimento é importante que o interessado confira quais são as condições e taxas cobradas pelo serviço. Pois, esse tipo de oferta não costuma estar coberta pelo FGC e, portanto, são mais arriscados.
Ações
Provavelmente, este é o tempo onde mais se fala em ações como opção entre os melhores investimentos. E, realmente, tem sido uma boa opção para quem quer se aventurar no mercado dos investimentos. Embora requeira o mínimo de conhecimento e dedicação por parte do investidor, talvez seja de mais fácil entendimento do que parece ser.
De maneira geral, a lógica é que, enquanto a empresa está ganhando, o investidor também ganha. Por outro lado, caso a empresa alvo das ações venha a quebrar, seus investidores também terão prejuízos. Por essa razão, a principal tarefa de quem deseja investir em ações é analisar o tipo de gestão a que a empresa em questão está submetida. Para garantir que não seja um tiro no pé, algumas questões são de análise obrigatória. Verificar, por exemplo, o tipo de gestão a que a empresa está submetida é uma excelente atitude. O ideal é que ela não tenha dívidas significativas ou esteja com margens de lucro abaixo daquelas comuns no mercado. Para fazer essa análise há muitas opções de ferramentas. Essas ferramentas vão desde métodos de estudos até a utilização de aplicativos.
Assim, os melhores investimentos possíveis para 2021 dependem do perfil que você tenha como investidor. Identificar o seu perfil e os riscos que está disposto a correr é o melhor passo que você deve dar. E, então, com as informações corretas, qual seja a sua escolha, vai valer a pena!
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!