Patrimônio Histórico: o que é?

Com mais de 4 milhões, o Planeta Terra tem uma gama quase que infinita de história. E, ao longo dessas eras a formação e a continuidade da vida são registradas e transmitidas de diversas formas. Assim também o são os costumes, o estilo de vida a organização social e tudo o mais sobre determinada sociedade. Então, a história tem o poder de situar o homem no espaço e no tempo, a fim de que ele compreenda o seu lugar no mundo.

Nos dias atuais, a transmissão da história se dá, também, de diversas maneiras. Além dos recursos tecnológicos e científicos, é possível coletar e preservar história da maneira mais tradicional possível. Entre elas está a preservação do patrimônio histórico, que guarda tradições e conhecimentos imensuráveis. Esses mesmos conhecimentos guardados hoje servirão para perpetuar a história da humanidade de hoje nas próximas eras.

O Que é Patrimônio Histórico?

De maneira geral, o patrimônio histórico é aquele que reúne os bens materiais e imateriais de um povo que lhe sejam importantes. Essa importância pode ser medida no âmbito artístico, cultural, religioso documental e até mesmo estético.

Em cada época são considerados patrimônio histórico as construções em quaisquer das áreas já citadas, que representem uma fonte de pesquisa sobre as sociedades passadas e a necessidade de sua conservação para preservar esse conhecimento.

Em matéria de patrimônio histórico cultural, determinado patrimônio recebe esse status por meio de uma atribuição conferida pela entidade responsável. Nos casos em que se trate de patrimônio material, são bens físicos e palpáveis. São destaques da categoria, por exemplo, obras de arte, cidades, prédios, parques naturais, sítios arqueológicos e tudo o mais que possua uma estrutura física que mereça ser tombado como patrimônio histórico.

Já no quesito imaterial, figuram questões com conceitos mais abrangentes, já que não importam a existência física do patrimônio em questão. É o caso, por exemplo, dos idiomas, dos dialetos, da culinária, as festas, os rituais e outros valores que não podem ser tocados.

O Brasil, inclusive, é um vasto campo de patrimônios históricos. Sejam materiais ou imateriais, a cultura é expressa de todas as formas e protegida em todo o território nacional. Como patrimônio histórico da humanidade, por exemplo, já são mais de 10 cidades tombadas, além de outras muitas obras materiais e imateriais separadas como parte fundamental da história do mundo.

A Importância do Patrimônio Histórico

Determinado, então, o que é o Patrimônio Histórico, faz-se necessário o entendimento do impacto prático disse na sociedade e qual é a sua real importância.

A tendência à conservação dos patrimônios históricos segue uma preocupação mundial de preservar esse tipo de riquezas através de um conjunto de normas legais. A propósito, são essas leis que orientam a restauração específica dos bens, de forma a manter suas características originais.

Essa preocupação se dá pelo fato de o patrimônio histórico ser um dos principais fornecedora de pesquisa sobre os acontecimentos que acompanharam a evolução da sociedade. Já que foram sendo construídos na mesma medida das mudanças sociais, carregam um enorme peso de identidade local.

É, então, através do Patrimônio Histórico que se pode conhecer a história, a arte, as tradições, as culturas e as particularidades de cada povo. Essas manifestações reunidas ao longo dos anos carregam poderosos e preciosos aspectos simbólicos carregados de significados e conhecimento,

Enquanto a UNESCO – Organização das Nações Unias para a Cultura , Ciência e Educação – cuida de regular e proteger os bens considerados Patrimônios Históricos da humanidade, a nível nacional tem-se o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN . Cada um em sua esfera, eles identificam, catalogam, regulam e fazem preservar a continuação da história.

A Segenco Protege

Belo Horizonte é um ambiente repleto de história. Na verdade, a cidade faz parte da construção do patrimônio histórico mundial, uma vez que abriga o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, já tombado pela Unescoo.

Entretanto, a história e o desenvolvimento da sociedade também se faz presente em vários pontos espalhados da cidade. O que, além de trazer um charme a mais para a arquitetura, conta muito sobre um povo.

Por estar inserida no mundo das construções, a Segenco não apenas apoia as iniciativas de preservação. Além de incentivar, a construtora se preocupa e age ativamente na construção da história da cidade.

Um claro exemplo disso é a incorporação de uma residência projetada e construída na década de 1930, à entrada do edifício residencial Provincia di Benevento, na tradicional Rua dos Aimorés.

A construção histórica traz marcas da influência neocolonial portuguesa. Em contrapartida, ela reúne também características de origens brasileiras. Essa mistura denota a particularidade da história própria sendo construída a partir de outras.

Então, entendendo a importância da apresentação do novo sem se desfazer das raízes, a Segenco embarca na promoção da história, preservando e cuidando para que ela continue sendo contada.

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: