Na hora de decorar a casa uma das grandes dúvidas é sobre utilizar ou não plantas em casa. Essa dúvida vai além do design do ambiente. Muita gente tem dúvida sobre as vantagens de adotar plantinhas no ambiente do lar. Se esse é o seu caso, nós podemos ajudar!
Ter plantas em casa é uma decisão carregada de benefícios. Embora requeiram cuidados personalizados a depender de seu tipo, elas contribuem com a casa em vários aspectos. Esses aspectos vão desde a beleza e harmonia da decoração até a promoção da saúde dos moradores.
Se a disposição de espaços é resumida, isso não chega a ser um problema. Afinal, todos os tipos de plantas possuem propriedades de absorver partículas e melhorar a qualidade do ar. A fim de resolver essa questão basta investir em plantas proporcionais ao ambiente. Ainda que pequenas, elas melhoram o visual e trazem benefícios para a saúde.
Saiba quais são as principais vantagens de ter plantas em casa!
Contribuição Com a Decoração
O primeiro efeito da utilização de plantas na composição interior da casa é visual. Ao trazê-las para completar o design, você imprime beleza ao ambiente. Embora elas devam ser condicionadas ao espaço, fazem grande diferença na decoração. Para garantir que não haja desproporção, o ideal é utilizar plantas pequenas e vasos decorativos sobre os móveis. Entretanto, nos casos em que a intenção seja utilizá-las no chão, os tamanhos podem ser melhores explorados, desde que respeitem a circulação e a harmonia com os demais itens da composição.
Melhoria do Ar
A primeira e mais evidente vantagem de cultivar plantas em casa é a melhoria na qualidade do ar. Quem as escolhe para ser parte da decoração atrai também mais qualidade para o ar que circula na casa. Como exemplo dessas preciosidades contributivas para o oxigênio estão a Hera-inglesa, samambaia, lírio da paz, o clorofito e a espada de São Jorge.
Inspiração Para o Relaxamento
Quem diria que o simples fato de escolher corretamente as plantas da decoração pode ajudar a relaxar! Entretanto, essa é um dos resultados de se ter plantas em casa. Desde a cor da planta escolhida até a sua ação efetivamente contributiva, tudo contribui para o estímulo da saúde. Tudo isso é científico! Além de muito bonitas, plantas como a violeta africana estimula a liberação de adrenalina no corpo. Isso aumenta os níveis de energia e oxigenação e faz com que o corpo relaxe.
Umidificação do Ar
Não poucas vezes costumamos recorrer aos umidificadores mecânicos para melhorar a qualidade do ar. Mas, a verdade é que algumas plantas podem cumprir essa função de maneira natural. É o caso das samambaias, por exemplo. Enquanto transpiram, esse tipo de planta cria gotículas de ar capazes de umidificar o ambiente.
Auxílio na Cura de Doenças e Alergias
Embora pareça algo recente, os egípcios já conheciam aloe vera, ou babosa, como a planta da imortalidade. Apesar de não se tratar de vida eterna, propriamente dita, essa planta já era usada para a cura de doenças. Ainda hoje a utilização dessa espécie é bastante comum. Especialmente para o tratamento de queimaduras e alívio de outras dores.
Para as ocorrências frequentes de alergia, ter plantas em casa também pode ser de grande ajuda. Enquanto exercem todas as demais funções, plantas como o clorofito podem minimizar os riscos alérgicos. Isso porque suas folhas absorvem partículas como a poeira, que é bastante alergênica. Assim, esse de limpeza é capaz de eliminar grande parte das toxinas do ambiente.
Fornecimento de Energia
Ter plantas em casa também contribui para a produção de energia. Obviamente não se trata de eletricidade da casa mas, do próprio corpo. Enquanto decora o ambiente, plantas como a aglaonema promovem esse aumento de energia. Sua presença estimula o apetite e o ânimo dos moradores. Por essa razão, manter um exemplar no banheiro é uma boa estratégia para a porção diária de ânimo enquanto os moradores se arrumam.
Auxílio na Concentração
Também é cientificamente provado o potencial que as plantas têm no estímulo à concentração. Assim, ter plantas em casa, então, é capaz de proporcionar até 70% a mais de concentração a quem está inserido no ambiente. Mesmo que se trate de um local mais fechado, ainda é possível equipá-lo com esse tipo de estratégia. Para esse tipo de ambiente é possível utilizar, por exemplo, o bambu que são boas opções para escritórios. Como exemplo disso, a técnica de concentração Feng Shui, por exemplo utiliza o bambu em sua filosofia.
Com tantas indicações de qualidades das plantas, fica claro que tê-las em casa só traz benefícios. O trabalho que elas possam requerer podem ser diminuídos apenas escolhendo as espécies corretamente. A partir disso é possível potencializar os impactos positivos e diminuir pequenas irritações como sujeira e necessidade de irrigação. Por certo, cultivar plantinhas em casa não é só uma demonstração de bom gosto, é uma atitude saudável a ser estimulada e reproduzida.
Para saber mais sobre o assunto basta falar com a gente!