coifa exaustor depurador

Diferença entre coifa, exaustor e depurador

Todo mundo que deseja tirar o cheiro de gordura da cozinha sempre fica em dúvida se deve escolher coifa, exaustor ou depurador.

A escolha gera indecisão já que possuem funções bem semelhantes. E claro, também possuem vários modelos.

Nesse sentido, devemos entender bem a diferença entre eles. Mas, além disso, também devemos lembrar sempre do nosso tempo e de algumas questões do dia a dia. Você cozinhar e fritar coisas todos os dias? Você tem tempo para limpar adequadamente?

Enfim, siga com a gente ! Com as nossas dicas você vai fazer uma excelente escolha!

COIFA

A coifa de cozinha é o aparelho mais completo. Com as funções de depurador e exaustor, a coifa atua reciclando o ar, ou seja, o purificando.

Sendo um dos equipamentos mais completos e eficientes para a circulação de ar no ambiente, a coifa chega a eliminar 90% do odor e gordura. Ainda serve como parte da decoração da sua cozinha.

Ideal para ambientes como cozinha, existe duas diferenças nas funções da coifa. A função depuradora capta o ar esfumaçado de gordura e ainda filtra e devolve o ar limpo para o cômodo.

Por outro lado, a função exaustora expulsa o ar quente para fora do ambiente.

Outro fator importante é o modelo de coifa. Divididas em coifa de parede, de embutir e de ilha, a escolha vai depender do local que está seu fogão ou cooktop.

Para quem não gosta de coifa a mostra, ainda é possível embutir em armários. Logo, não interferem na decoração.

Mas, a coifa de parede é a mais comum. Colocada em cima do fogão, ela é indicada para cozinhas maiores. Isso porque a sua estrutura é maior e precisa instalar na parede.

Já a coifa de ilha é fixada no teto e, por ficar mais exposta, é ideal para cozinhas planejadas.

Por fim, se você não é fã de deixar exposto, as coifas de embutir são uma boa opção. Uma ideia bem versátil, é só instalar na parede e fica tudo certo.

coifa depurador exaustor
Cozinha com coifa | Imagem: Site Tua Casa

DEPURADOR 

O depurador é responsável por recircular o ar. Em outras palavras, a gordura é sugada do ambiente com todo o seu odor e filtrada por esse aparelho.

DICA! Se o seu depurador for de filtro de carvão, o mesmo deve ser trocado de 3 em 3 meses. Por ser uma substância que não pode ser lavada, a troca e o descarte correto são essenciais.

DICA 2! Como a gordura do ar é retirado na grade, você sempre deve fazer uma limpeza constante. Diante disso, A manutenção deve ser feita de forma correta para não dissipar o mau cheiro.

Contudo, existem 3 tipos também de depurador. O primeiro é o depurador de ar slim. Com um design mais moderno, você pode usa-lo tanto para decorar quanto para deixar o seu ambiente clean (escondendo dentro do armário).

Por outro lado, temos o depurador de ar com duto. Esse exige um pouco mais de espaço do que o anterior, porém permite que o ar seja levado de dentro para fora do ambiente.

E por último, temos o depurador de ar inox. Ele possui um estilo mais despojado combinando mais com decorações industriais. Se não for o seu caso, é só escolher um modelo com design que se encaixe no seu estilo.

EXAUSTOR

O exaustor é semelhante ao ventilador. Atua na purificação e renovação do ar, evacuando vapores carregados com partículas de gordura e dispersando os odores da comida.

Logo, a troca de ar se da pelo funcionamento das hélices. E a eliminação pela parte externa da casa por meio de um duto. Então, é necessário fazer um furo na parede. Sendo assim, o ar não volta a circular pela casa.

Dessa maneira, eles são indicados para locais com pouca circulação de ar. Por isso, podem ser vistos em banheiros sem janelas, cozinhas, dentre outros.

Ao mesmo tempo, a limpeza é muito fácil. Basta usar água com detergente neutro nas hélices quando estiverem com excesso de gordura.

Tendo tudo isso em vista, existem alguns pontos que devemos nos atentar. Juntamente com as diferenças que explicamos a cima, temos que avaliar o espaço para a sua instalação.

Ainda que todos sejam fáceis de limpar (e de instalar), devemos ficar atentos na manutenção. A troca de filtros ou qualquer outro item desses eletros é essencial, pois tanto a coifa quanto o exaustor e o depurador fazem um papel relevante para a nossa saúde.

Além das partículas de gordura que podem conter substâncias tóxicas para o nosso organismo, esses 3 eletros ainda evitam engordurar outros móveis e utensílios da cozinha. Ou seja, nos livra daquele aspecto de ensebado e nojento.

Por isso, são primordiais, sobretudo, para as nossas cozinhas. Não se esqueçam também de pensar as coifas e os depuradores possuem mais de um nível de velocidade de sucção. Então, se você não cozinha todos os dias ou não frita muitos alimentos, não precisa de algum que tenha mais de 2 ou 3 velocidades.

Portanto, você sempre deve pensar nas suas necessidades. E também, no seu tempo disponível para cuidar. A qualidade que você merece para cozinhar sem estresse!

ANOTA AÍ AS DIFERENÇAS PARA VOCÊ NÃO ESQUECER NA HORA DE COMPRAR O SEU!

Gostou do conteúdo? Confira mais sobre cozinha nesse post!