Se você conhece Belo Horizonte há de concordar o quanto a praça da Savassi faz parte da história da cidade. E, caso ainda não conheça, certamente é um dos locais que você deve visitar quando estiver pela cidade.
Isso porque, além de ser um local super agradável, a praça da Savassi é uma parte importante da cidade. Ao mesmo tempo em que constrói a história da cidade, o local possui, por si, uma história própria e que vale a pena conhecer.
Para saber tudo sobre a história da praça da Savassi, continue com a gente!
Como Nasceu a Praça da Savassi
Antes de se tornar a famosa praça da Savassi, o local já foi praça 13 de maio. Como a história da região da Savassi data de meados da década de 30, entende-se que a praça é ainda mais velha que tudo isso. Pois, quando a padaria do seu Amilcare Savassi, que deu nome à região e à praça, compôs a praça, obviamente ela já estava lá.
Para se tornar praça da Savassi, primeiro a praça Diogo de Vasconcelos, seu nome oficial, se tornou point dos encontros dos amantes da padaria Savassi. Por ali, as pessoas se reuniam e se confraternizavam. Logo depois, esse point de encontro recebeu o seu nome mais popular.
Entre a galera que trazia fama ao local, como turma da Savassi, alguns nomes se tornaram destaques posteriormente. É o caso, por exemplo do famoso cirurgião Ivo Pitangui e do escritor Fernando Sabino.
Em algum momento de sua existência, a praça em questão chegou até a abrigar o Pirulito, monumento que hoje se encontra na praça Sete. Entre os anos de 1963 e 1980, o famoso Pirulito ficou hospedado na praça Diogo Vasconcelos, enquanto a região central da cidade passava por uma reforma bastante significativa.
Na verdade, a localização exata da praça da Savassi é no bairro Funcionários. E, apenas em 2006 quando não havia mais volta quanto ao seu nome, a praça foi desmembrada do seu bairro de origem. Da mesma forma, a região ganhou personalidade própria ao se transformar em um bairro. A propósito, um bairro bastante almejado por quem deseja se estabelecer em Belo Horizonte.
Praça da Savassi Hoje
A região da Savassi atualmente é um modelo perfeito de moradia para os Belorizontinos. Aliás, não apenas para os belorizontinos, mas para todos que sonham em morar na capital mineira. E, uma das referências da região é, exatamente, a praça da Savassi.
Além de ser uma referência da cidade, a praça é também parte de um centro comercial sofisticado. Próximo à praça estão reunidos estabelecimentos culinários, culturais, de compras e lazer. Isso atrai diariamente um quantidade grande de pessoas.
Por causa da sua localização, a praça promove o encontro de 4 vias importantes da cidade. Esse seu papel foi bastante otimizado com uma reforma urbanística pela qual a praça passou. Além do aspecto estético, o projeto também se preocupou com a melhoria urbanística.
Como um charme à região, as ruas próximas à praça formam alguns quarteirões fechados. Isso dá à região um aspecto de cidades de interior. Inclusive, muitas delas abrigam lojinhas simpáticas e bastante acolhedoras. Além disso, as próximas ruas recheadas de árvores trazem ao visitante o sentimento de acolhimento difícil de ser sentido em grandes cidades.
O Que Fazer na Praça da Savassi?
Como você pode imaginar, a praça da Savassi não é a única coisa relevante na região. Mas, é ela o ponto de partida para muita diversão e aprendizado que o bairro oferece.
A própria praça é um ponto de entretenimento, por si. Mas, a partir dela há muita coisa par a se ver e aproveitar na região. Por lá, há programas possíveis para todos os gostos e idades. Desde demandas de lazer até aquelas ligadas a cultura e conhecimento, tudo está reunido por ali.
Para quem curte um bom tour gastronômico, por exemplo, o bairro possui diversas opções. Para começar o dia, por exemplo, você pode conhecer os charmosos cafés instalados nos endereços próximos à praça. Também há muitas opções possíveis para o horário de almoço. São restaurantes maravilhosos com incríveis demonstrações da comida mineira.
Os mais interessados em conhecimento também podem fazer um passeio cultural. Afinal, a praça da Savassi está rodeada de locais que emanam esse tipo de conexão. São museus e teatros, por exemplo que contam a história da cidade, do estado e de muitos outros aspectos do país.
Finalmente, os boêmios também encontram espaço na região da Savassi. Afinal, o local está recheado de barzinhos que oferecem muitas opções de divertimento. Em vários deles há apresentações musicais para todos os gostos. Além disso, é possível tomar bons drinks e apreciar boas comidas nesses espaços.
Além de tudo, a praça é o melhor ponto de referência possível. E aí, te encontro na praça da Savassi?
Você conhece o melhor lugar da Savassi para se morar? É na Savassi! Clique aqui para conhecer!