Se você é daquelas pessoas que deseja investir seus recursos mas não sabe como, precisa entender como funciona as aplicações em fundos imobiliários. Entre as grandes vantagens desse tipo de investimento está o fato de que costuma ser mais seguro do que a maioria dos demais investimentos. Além disso, de maneira geral e em circunstâncias normais, há um bom retorno. O PRSN11 é uma dessas opções que você deve avaliar antes de tomar a decisão.
Pensando nisso, nós separamos para você as principais informações sobre esse fundo imobiliário, seu funcionamento, taxas, retorno e riscos. Assim, você pode decidir com sabedoria se deseja ou não aplicar os seus tesouros no PRSN 11.
O que é o PRSN11?
Também conhecido como Personale I, o O PRSN11 é constituído em forma de condomínio fechado. Trata-se de um investimento administrado pela Órama e gerido pela Oliveira Trust e possui um prazo de duração de 10 anos. Apesar de possuir um tempo determinado, através dos trâmites corretos é possível diminuir ou aumentar esse tempo.
Criado em 2019, o foco do fundo é a obtenção de lucro a partir de aluguéis de imóveis residenciais, comerciais e industriais. Por causa da natureza do investimento, o público-alvo são investidores considerados qualificados conforme a Instrução CVM nº409/2004. Isso se dá porque considera-se que os investidores não qualificados não estão preparados para os riscos imobiliários. Além disso, investidores não qualificados costumam procurar por retornos a curto prazo, que não se aplica no PRSN.
Taxas de Administração e rendimentos
Como em todos os investimentos, há uma taxa de administração a ser cumprida pelos cotistas. No caso do PRSN11, por exemplo, essa taxa destinada ao pagamento de prestação de serviços é cobrada em 1,5% ao ano. Essa taxa é calculada sobre o valor do patrimônio líquido do fundo.
Ao invés da taxa de administração, a remuneração em questão pode ser paga em forma obrigação mensal no valor de R$ 18.000,00. Nesse caso o pagamento a ser feito é aquele que se mostre de maior valor.
Quanto aos rendimentos, os investidores têm direito a 95% dos lucros obtidos. Esses dividendos são pagos mensalmente, tendo como bata base para divulgação do valor o quinto dia útil. Após a apuração dos valores, os pagamentos costumam ser feitos uma semana depois.
Como investir PRSN11?
Caso você deseje investir nesse fundo imobiliário, as cotas são fazem parte de um fundo imobiliário de capital aberto, disponível na bolsa de valores brasileira. No seu Home Broker, você encontrará as cotas com o ticker PRSN11B. Atualmente, são 51.699.979 cotas distribuídas entre 1.376 cotistas.
Depois de localizar as quotas do fundo na bolsa de valores, você pode selecionar quantas delas deseja adquirir. Em seguida, basta emitir a ordem de compra.
PRSN11 vale pena?
A grande questão, entretanto, é: vale a pena investir em PRSN11? Em relação à Órama e Oliveira Trust, trata-se de empresas confiáveis no meio dos investimentos. Afinal, são empresas que estão inscritas no CVM e, portanto, têm autorização para operar esse tipo de fundo.
Quando, porém, o assunto em questão é o próprio investimento, a decisão se vale ou não a pena o investimento é bastante pessoal. Embora historicamente os fundos imobiliários sejam, sim, um bom investimento, eles são sempre apostas e, por isso, pode sofrer algumas perdas no meio do caminho.
Assim, a melhor forma de garantir bons retornos é diversificando os seus investimentos. Dessa forma, você garante mais de um fonte de renda e não fica nas mãos de uma única aposta.
Riscos do investimento
Como todo investimento, o PRSN11 possui, sim, alguns riscos. Entretanto, o risco é inerente à natureza dos investimentos. Às aplicações feitas nesse fundo, por exemplo, não se aplicam nenhum tipo de garantia do administrador ou do Fundo Garantidor do crédito. Então, eventuais depreciações ou perdas não podem ser exigidos de nenhum deles. Ou seja, tudo é de única responsabilidade do investidor.
Para garantir que você não seja pego de surpresa por intercorrências no caminho, o ideal é que você conheça bem o fundo para onde o seu dinheiro está indo. Para isso, você precisa ler cuidadosamente o prospecto e o regulamento do fundo em questão.
Os principais riscos do investimento no PRSN11 estão ligados aos riscos comuns no mundo imobiliário. Entre os principais estão as possibilidades de desocupação do imóvel, de depreciação do imóvel ou mesmo de quedas gerais no mercado. Mas, você deve saber que esses riscos estarão presentes em quaisquer outros fundos dessa natureza.
Então, antes de tomar a sua decisão você precisa pesar as vantagens e os riscos do investimento. Se o resultado for positivo, você já tem a sua resposta em favor da aquisição. Da mesma forma, se os riscos representarem uma carga maior em sua análise, a resposta também estará de você.
Conheça as vantagens de investir no Ysa Residence!
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!