porcelanato ou laminado

Porcelanato ou laminado: Qual escolher?

Seja reforma ou construção, em uma obra sempre queremos os melhores materiais para a nossa moradia. Mas, a dúvida aumenta quando falamos sobre os acabamentos. Afinal, é a base de todo o restante que planejamos para a nossa casa.

Assim, sendo um ponto importante do acabamento, os pisos se tornam um bicho de sete cabeças, não é?

Diante disso, trouxemos um comparativo bacana sobre os pisos mais queridinhos: porcelanato ou laminado?

Você não sabe qual escolher? Então, siga a leitura!

PISO LAMINADO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Para começar, o piso laminado é a nossa primeira escolha quando falamos de piso para os quartos e a sala. É um piso bastante resistente para manchas e riscos devido o seu revestimento. Logo, é um item relevante, em especial, quando tem crianças no pedaço.

Além disso, também tem como vantagem: o isolamento acústico, durabilidade, conforto térmico, facilidade na hora de limpar, além de ser bem prático.

Ainda quer mais benefícios? Aqui tem!

Ele ainda não é escorregadio (o que é muito bom para evitar acidentes), tem uma instalação simples, não acumula poeira na superfície tendo um papel antialérgico (lucro extra para as crianças).

Para mais, não deixa de ser um piso sustentável com efeito de beleza parecido com a madeira original.

Acima de tudo, deixa o seu ambiente bem charmoso e aconchegante com tantas possibilidades de cores e texturas.

Em contrapartida, têm algumas desvantagens. Nem tudo é perfeito, não é mesmo?

A primeira desvantagem é que ele não é tão resistente a água. Isso significa que não pode ser molhado com frequência, logo não é muito indicado para quem tem pets (por conta da urina) e nem para cozinhas e banheiros. Ainda assim, se cair água acidentalmente, basta secar rapidinho para não manchar.

Ainda que ele tenha um isolamento acústico muito bom, esse tipo de piso pode deixar escapulir um “toc toc” para o vizinho. Mas, tudo bem! Quem não faz um pouquinho de barulho, não é? É só tomar cuidado!

Além disso, esse tipo de piso não da para trocar apenas uma peça. Ou seja, você vai precisar desmontar todo o ambiente por conta do seu sistema de encaixes. E por fim, não é indicado para áreas externas por ser um rival do sol.

porcelanato ou laminado
Exemplo de ambiente com piso laminado | Imagem: Site Decoração de Casa

PORCELANATO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Agora, o outro queridinho do momento. Ainda que um pouco mais caro em comparação com o laminado, o porcelanato possui um revestimento sofisticado e também é bem resistente.

Por ser muito versátil devido a variedade de cores, formatos e texturas, é muito indicado para qualquer ambiente (inclusive áreas externas). Isso porque também proporciona amplitude valorizando o seu espaço.

Como outro benefício, ele é bom para áreas molhadas (como varandas e piscina), pois tem baixa porosidade e por isso, não absorve água. Isso ajuda na hora da sua limpeza já que não será problema dar aquela caprichada com água e sabão neutro.

Apesar disso, não é muito adequado para o quarto das crianças por ser um piso frio. Logo, a sensação para a criançada não será muito legal. Por isso, é melhor o piso laminado (por ser um piso quente).

Por outro lado, já que não absorve água, são necessários argamassas e rejuntes específicos para colocar esses pisos. Em conjunto, também é sujeito as manchas e escorregões, sobretudo, os modelos de acabamento mais liso (como o polido, por exemplo).

Vamos evitar acidentes com as crianças e os idosos, né?

Por último, a sujeira fica mais evidente nos de cores mais claras, mas nada que uma limpeza frequente (se você tiver tempo) não resolva.

porcelanato ou laminado
Exemplo de ambiente com piso porcelanato | Imagem: Pinterest

PREÇOS: CABE EM QUALQUER BOLSO?

Bom, os custos são bem variados já que depende do tamanho, cor e textura que você vai escolher.

Diante disso, é muito relevante que você avalie as suas necessidades, a sua rotina e o seu estilo para decidir qual vai ser melhor.

Você encontra muitos modelos e também várias metragens. Quanto maior o ambiente, mais piso você vai precisar (e mais caro pode ser para o seu bolso)!

Mas, eles possuem um ótimo custo benefício (já que possuem mais vantagens do que desvantagens) e muita elegância para a sua casa.

Dessa forma, há alguns tamanhos padrões para você na hora de comprar.

O porcelanato tem como tamanho mínimo padrão 60 cm x 60 cm e como um dos maiores, 60 cm x 120 cm. Lembrando que você pode recortar esses pisos, caso seja necessário.

Já o laminado é um pouco diferente. Você compra uma peça retangular por ser encaixes. Nesse sentido, temos que olhar a altura, comprimento e largura dessa lâmina.

Na altura, temos como medida padrão mínima 0,6 cm e máxima de 1,2 cm. Já a largura de 18,5 a 19,5 cm e o comprimento, 126 a 138 cm podendo ter maiores.

É muito importante frisar que estes números são os mais vistos no mercado, porém os fabricantes podem produzir tamanhos diferentes desses. Consulte um profissional para não dar errado!

Os preços variam de 20 reais até mais de 150 reais. Tudo vai depender do que já foi citado.

Por fim, percebemos que tem precinho para qualquer bolso! Lembre-se do que você quer transmitir na sua casa para escolher a melhor opção!

Gostou das dicas? Confere mais sobre reforma nesse post!