Reforma de apartamento é um sinônimo de dor de cabeça. Na verdade, esse é um pensamenta bastante simplista e igualmente comum na cabeça da maioria das pessoas. Porém, o que pouco se difunde é que há uma maneira ideal de realizar a tarefa. A propósito, a utilização da estratégia correta pode poupar tempo, dinheiro e energia.
Por essa razão é fundamental que, antes da efetivação do projeto, a ideia passe por um crivo de planejamento e estruturação. Em seguida, o desafio consiste em cumprir os pontos estabelecidos a fim de que o resultado seja exatamente, ou o mais próximo possível, daquele previamente fixado.
Para ajudar no processo, abaixo estão elencados os passos mais seguros para uma satisfatória e vantajosa reforma de apartamento.
Planejamento
Um plano de reforma de apartamento inclui mais do que a obra em si. Além do processo operacional, reformar exige também ações anteriores e superiores à obra. Isso é o que garante que, ao final, tudo esteja em conformidade com as diretrizes ditadas pela lei, pelos acordos firmados e pelo bom gosto do mais interessado na reforma.
Assim, o primeiro e mais importante passo para a reforma é planejamento. Essa fase inclui tanto o estabelecimento de um cronograma de fases do projeto quanto a preparação financeira para as demandas que virão.
A montagem do cronograma exige um direcionamento e definição clara do propósito da reforma. A partir disso é possível determinar os pontos do apartamento que serão transformados, o que será necessário para cada transformação e quanto tempo será gasto em cada etapa. Para que a execução se aproxime o máximo possível do idealizado no cronograma, é necessário que se considere os prazos médios de fornecedores além do tempo estimado pelos operários, empreiteiros ou quaisquer que sejam os responsáveis pela obra.
Ainda dentro do cronograma, deve se estabelecer um teto orçamentário real e alcançável. Afinal, o mau planejamento financeiro pode resultar no abandono da obra antes da sua finalização. Para que isso que não aconteça, um bom planejamento financeiro deve contemplar possíveis variações orçamentárias para mais, além de previsão de alterações do projeto inicial, assim, o investidor não será pego de surpresa. Se, de outra forma, durante a obra forem encontradas opções melhores do que as previstas inicialmente, o interessado ainda garante uma reserva extra.
Projeto e Aprovação
Embora devam estar dentro do cronograma da obra, o estudo do projeto e o cumprimento da parte burocrática merecem uma análise especial. Pois, o estabelecimento do teto orçamentário e todas as demais orientações dependem da medição e estudo do projeto. A partir da medição, por exemplo, é possível construir a planta da reforma de maneira mais próxima da fidelidade da realidade. E então, com as medidas confirmadas, as mudanças possíveis tomam forma e os ambientes podem ser melhor divididos.
Depois do projeto criado para a reforma de apartamento é necessário submetê-lo às devidas aprovações. E, aqui, é importante firmar que não apenas importa a aprovação do proprietário, mas, também das instituições sobre as quais ele está firmado. Para isso, é necessária a apresentação de documentos e comprovações predeterminadas em cada situação. Embora cada reforma de apartamento deva atender aos requisitos do seu condomínio, de maneira geral o processo consiste na apresentação de documentos como plano de reforma com as pretensões de alterações, o projeto, a Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de Responsabilidade Técnica e cronograma do processo de reforma. Essa fase é extremamente importante, uma vez que a obra pode ser impedida pelo síndico e pelo condomínio caso não atenda às exigências legais.
Mãos à Obra
Tão importante quanto os passos de preparação, é o período operacional prático da reforma. Antes de tudo, é necessário proteger as partes que serão mantidas. Isso pode ser feito com lonas, papelões ou isolamento das áreas que precisam de proteção. Como forma de planejamento e ordem, a reforma é dividade em duas fases. A primeira dela é a fase mais grosseira, onde são feitas as alterações estruturais. Nessa fase são demolidos os excessos e construídas as bases das novidades. Em seguida, passa-se para as alterações e estabelecimento de pontos elétricos e hidráulicos. Logo depois é o momento da aplicação do gesso e, só depois, o piso. Então, a parte final da parte mais pesada é finalizada com a instalação de bancadas, mármores e granitos.
Como parte mais fina da reforma de apartamento está a pintura das paredes. Em seguida, deve ser feita a aplicação dos revestimentos escolhidos, quando for o caso. Só então passa-se par a colocação das luminárias, a instalação da marcenaria e dos móveis modulados, se houver.
Depois de muita trabalheira e poeira, o que segue é o sentimento de orgulho pela tarefa cumprida. Além disso, não há um lugar melhor para habitar do que aquele que possui a cara do morador. Após a reforma feita, o ideal é que as fechaduras sejam trocadas já que muitas pessoas acessam o ambiente durante a obra. Depois disso, é só aproveitar a paz de se sentir no Lar Doce Lar.
Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: