arquitetura grega

Arquitetura Grega: história e características

A arquitetura grega foi desenvolvida na Grécia Antiga em meados do século VIII a.C e se estende até os dias atuais (claro, de forma mais moderna).

Os gregos se relacionavam muito com a mitologia. Por isso, muitas obras eram construções de templos para celebração pública e adoração aos deuses.  Foi assim, que a arquitetura grega ficou muito famosa naquele tempo.

Siga com a gente para saber mais!

HISTÓRIA!

Para começar, precisamos falar da civilização grega. Essa população muito famosa se formou a partir de 800 a.C e cresceu pelo mundo ocidental.

Sendo assim, a cultura grega também se fortaleceu e nela podemos destacar a filosofia e, claro, a arquitetura.

Logo, os arquitetos prosperaram os estilos arquitetônicos em 3 períodos distintos.

O primeiro é o período arcaico. Esse foi o momento inicial das construções que foram influenciadas pelos padrões estéticos dos povos egípcios. Isso foi entre os séculos VIII a.C a V a.C.

O segundo é o período clássico. Marcado por uma série de conflitos entre os séculos V a.C a IV a.C, essa época foi o auge na arquitetura grega.

E por último, temos o período helenístico. Os gregos viviam uma difusão de sua cultura com a política do imperador Alexandre Magno (ou Alexandre “O Grande”). Assim, teve início no século  III a.C e durou até o início da Era Cristã.

A partir disso, a arquitetura grega se alastrou se tornando inspiração para outros povos, como os romanos.

CARACTERÍSTICAS!

Sendo muito rica em seus detalhes, a arquitetura grega se destacou na decoração. Além disso, o local também era muito relevante naquele tempo. Os arquitetos gregos procuravam locais altos onde a luz solar pudesse realçar ainda mais a beleza das suas obras.

Dessa maneira, também era possível apreciar as construções de diferentes ângulos.

Para expressar grandeza (como os deuses) e harmonia, os gregos se baseavam em cálculos e regras. Assim como outros aspectos, ainda realçamos a simetria e uso da geometria, equilíbrio, valorização do belo e presença de colunas e pórticos. Ao mesmo tempo, faziam uso de pedras, madeira, tijolos e mármore.

Incluindo a base até o capitel, as colunas gregas seguiam os estilos dórico, jônico e coríntio.

Nesse sentido, a obra mais importante composta pelo estilo dórico é o Partenon (homenagem a deusa Atena).

arquitetura grega
Pantenon – Atenas | Imagem: Site Terra Santa Viagens

Já no estilo jônico, temos o templo Erecteion. E por fim, como exibição de elementos coríntios, temos o templo de Zeus.

arquitetura grega
Erecteion | Imagem: Wikipédia

 

arquitetura grega
Templo de Zeus Olímpico | Imagem: Wikipédia

Essas são as 3 obras mais famosas da arquitetura grega. Bem como esses estilos, as esculturas gregas também marcaram aquela época. Sobretudo, dentro dos templos, a escultura grega era realista e preocupada em mostrar os detalhes, movimentos e a beleza dos deuses. Sendo esculpidos em mármore, argila e marfim, as esculturas enfeitaram ainda mais a arquitetura grega.

Já as pinturas exaltavam ainda mais as esculturas e as paredes das construções. Logo, também foi muito marcante para os historiadores saberem mais dessa rica cultura.

A vida social na Grécia ocorreu nos teatros. Surgindo através das festas feitas ao deus Dionísio, os espetáculos ocorriam durante o dia e os gêneros comuns eram tragédia e comédia.

OBRAS MAIS FAMOSAS!

Os gregos adoravam atrações ao ar livre. Isso ninguém pode negar. E por isso, tanto os teatros como os estádios são muito valorosos.

Apesar disso, os teatros cresceram ainda mais. Um dos mais antigos, é o teatro de Dionísio Eleutério. Com capacidade para 17 mil pessoas, o teatro tem 78 fileiras de assentos em pedra. Ao fundo, com seis colunas dóricas ajudavam na acústica.

arquitetura grega
Teatro de Dionísio Eleutério | Imagem: Wikipédia

Porém, o maior teatro é o de Argos com capacidade para 20 mil pessoas. Agora, o mais bem preservado é o teatro de Epidauro que recebe peças até hoje. Esse é famoso pela sua excelente acústica.

Nas esculturas, uma obra famosa é a estátua de Zeus. Com cerca de 13 metros de altura, foi feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, Grécia, e erguida no Templo de Zeus.

Dessa forma, uma das esculturas mais bonitas e realistas, a escultura foi feita com placas de marfim e painéis de ouro sobre uma estrutura de madeira. Ela foi perdida e destruída no século V sem nenhuma cópia. Mas, os seus detalhes são conhecidos pelas antigas descrições e exibição em moedas.

arquitetura grega
Local onde se encontrava a estátua de Zeus | Imagem: Wikipédia

A pintura também deu lugar a obras famosas. Apresentando deuses, cotidiano e batalhas, os trabalhos que mais se destacam nesse período são os de Sófilos, Clítias e Exéquias.

Isto é, as pinturas poderiam ser feitas nas paredes dos templos e nas cerâmicas.

arquitetura grega
Vaso François, de Clítias | Imagem: Viva Decora

Por fim, podemos dizer que a arquitetura grega foi cheia de detalhes e muita beleza. Os gregos foram capazes de construir lindas obras. E é através delas, que hoje somos capazes de entender mais sobre a história dos gregos.

Gostou do conteúdo? Saiba também sobre a arquitetura romana nesse post!