Quando falamos de sofá, muitas dúvidas podem surgir. Isso acontece, porque hoje temos diferentes modelos, tamanhos, cores e até, tecidos.
Com tanta versatilidade, o sofá é um móvel essencial na nossa sala (de estar ou de TV). Além de ser responsável por acomodar pessoas, ele ainda decora o ambiente.
Nesse sentido, temos que ter muitos cuidados na hora de escolher o sofá ideal para nossa casa.
Lembrando que essa escolha faz total diferença na hora da sua compra. Não é apenas o tamanho e o modelo que importam. O tecido é capaz de trazer ainda mais elegância e sofisticação para o ambiente.
Destacamos que sempre devemos pensar nas nossas necessidades e claro, no nosso tempo para cuidar direitinho desse tecido.
Mas, nós estamos aqui para te ajudar! Vamos falar de 4 tecidos principais que você pode usar no seu sofá.
TECIDO 1: LINHO
O linho é um excelente tecido para o seu sofá quando pensamos em qualidade e beleza. É um tecido bem resistente, durável, antialérgico e mais fácil de limpar quando comparado ao chenile ou ao suede, por exemplo.
Ainda que não seja totalmente impermeável, o linho é capaz de absorver bem menos líquidos do que outros tecidos.
Nesse sentido, são itens muito relevantes quando temos os pets e as crianças. Afinal, é um tecido caro. Ainda que seja mais fácil de limpar do que outros tecidos, o linho é bem sensível.
Por fim, o linho possui um acabamento impecável e moderno. Uma ótima opção quando falamos de elegância.
TECIDO 2: COURO
Outro queridinho, é o couro. Sintético ou natural, o couro pode durar muitos anos (se bem conservado).
Como é um tecido bem fácil de limpar, ele se torna ideal para quem tem crianças em casa. Como dica, a limpeza é apenas uma bucha com detergente neutro e um pano seco macio para finalizar.
O couro sintético é a melhor opção. Além de ecológico e mais barato, absorve pouco líquido.
Ainda assim, é um tecido atemporal. Ou seja, combina com qualquer decoração.
DICA EXTRA! Nunca deixe seu sofá de couro no sol com frequência. Isso pode ressecar e descascar seu sofá.
TECIDO 3: LONA
A lona é um tecido de algodão com tramas mais grossas, logo mais resistentes. Apesar da sensação térmica agradável, uma desvantagem é a textura pouco áspera.
Porém, é um material permeável. Assim, absorve muito líquido manchando fácil. Apesar disso, é uma boa escolha por ser barata e de fácil limpeza.
TECIDO 4: SARJA
A sarja é pouco parecida com a lona. Um dos tecidos mais baratos disponíveis no mercado, ela possui um material resistente, durável e com ótimo conforto térmico.
A limpeza do sofá é simples, já que esse tecido não acumula poeira. Porém, ele absorve líquidos mais fácil aumentando as chances de manchar.
Mesmo assim, a sarja une elegância, conforto e refrescância.
Claro que todo tecido tem suas vantagens e desvantagens. Logo, sempre temos que pensar em praticidade.
Contudo, quando escolhemos o sofá como elemento principal, o seu tecido deve ser um que remeta mais elegância. Bem como cores escuras para que o sofá se destaque naquele espaço.
Agora, quando optamos o sofá como elemento neutro, o seu tecido pode ser mais simples e de cores mais claras. Com isso, você pode usar mais cores na decoração.
É sempre relevante avaliar o todo. Pois, o sofá também é parte de toda a decoração que será feita na sala. Em outras palavras, o modelo, tecido, cor e tamanho do sofá interferem na escolha de outros itens como cor da parede, tapete e outros móveis que poderão ser colocados no ambiente.
Com tantos tipos no mercado, a dúvida sempre pode vir. Então, sempre opte por tecidos de fácil limpeza, mas sem esquecer do conforto e sofisticação que o seu sofá merece.
Sendo assim, sempre devemos escolher com cautela procurando sempre um profissional para nos auxiliar. Apesar disso, esses 4 tipos de tecido são os mais escolhidos e queridinhos nas escolhas.
DICA EXTRA 2
Sempre procure uma empresa de limpeza especial para higienizar o seu sofá. A empresa possui produtos adequados para conservar ainda mais o tecido e deixar limpo por mais tempo.
O cuidado com o tecido e o estofado permite maior durabilidade do móvel. Logo, o seu ambiente fica ainda mais agradável com aquele ar de “sala limpa”.
Outra opção para manter o cuidado é a impermeabilização. Para aqueles tecidos que disponham dessa possibilidade, é uma opção interessante para evitar as manchas.
Por fim, você também deve evitar comer e beber enquanto estiver sentado, colocar os pés e calçados sujos em cima do sofá, sentar no encosto e claro, proteger com uma capa ou manta, caso você tenha pets.
Essas foram nossas dicas para você não deixar nada passar despercebido. Tudo para a sua casa ter mais conforto e a qualidade que você também merece!
Para te ajudar ainda mais, confira mais dicas de como escolher o sofá ideal para sua casa nesse post.