Dicas: como organizar a casa

Manter uma casa organizada não é apenas um tarefa diária a ser cumprida por quem vive só ou compartilha um ambiente. Além do aspecto de responsabilidade, saber como organizar uma casa imprime otimização ao ambiente e praticidade ao recinto, sem mencionar a sensação de bem estar que um casa limpa, decorada e organizada traz para a alma.

Apesar de ser uma responsabilidade natural, essa tarefa exige dedicação e tempo diário na sua realização, porém, a correria da vida atual não permite demoras. Por essa razão, abaixo estão selecionadas algumas dicas práticas de organização. Assim, otimizar o tempo sem comprometer a excelência da atividade pode garantir espaço para ser preenchido com outras realizações.

Mudança de Hábitos

A parte mais desgastante da organização de uma casa é perceber que, não importa o quanto se faça, sempre haverá algo a fazer. Entretanto, isso acontece porque a maioria das pessoas enxerga os afazeres domésticos como um peso e, pior do que isso, espera que as coisas se mantenham sozinhas em seu lugar de origem. Embora seja triste saber que isso não acontecerá, ao pensar em como organizar uma casa, é preciso também se conscientizar de que é preciso mudar os hábitos. Só assim, o ambiente ficará limpo e organizado por mais tempo, evitando desgastes físicos e emocionais.

A mudança de hábitos é um processo gradual e progressivo. Apesar de não ser um movimento fácil, é seguro e compensador. A propósito, com disciplinas fáceis é possível colocar e manter tudo no lugar. Além da arrumação, definir locais e retornar os objetos para o lugar após o seu uso, são passos práticos que fazem a diferença.

Em seguida, é necessário dividir tarefas. A não ser que a casa conte apenas com um residente, todos os que usufruem do ambiente devem participar de sua organização. Assim, ao criar uma rotina para os moradores, todos entenderão suas responsabilidades ocuparão seu espaço no trabalho. Ao criar hábitos e senso de coletividade, tudo é menos pesaroso na organização.

Otimização de Espaços

Uma das grandes ondas do momento no campo imobiliário tem a ver com o aproveitamento de cada espaço. Isso porque, além de aconchego as pessoas procuram por espaços funcionais e inteligentes. Por essa razão, ao pensar em como organizar uma casa, o pensamento deve estar também no planejamento do local e em suas possíveis explorações. Assim, objetos pensados para cada espaço podem fazer menos volume mais aproveitamento. Na cozinha, por exemplo, uma boa forma de fazê-la produtiva, funcional e organizada é abusar de prateleiras e ganchos, deixando sempre os itens mais utilizados em locais de acesso mais fácil.

Desapego

Ao fazer a organização dos itens, é necessário praticar o desapego. Não há como organizar uma casa sem se desfazer dos excessos e das inutilidades. Como, de maneira geral, as pessoas estão sempre consumindo, é importante abrir os espaços fazer substituições ao invés de acúmulos.

Então, ao retirar itens de armários, gavetas e prateleiras, é importante identificar os objetos que não atendem mais as necessidades da casa e retirá-los para um novo direcionamento. Essa dica também vale para alimentos e mendicamentos vencidos, que devem ser retirados e devidamente descartados no lixo. Ao final dessa ação, a casa terá apenas objetos que fazem sentido. Além disso, alguém que tenha espaço e utilidade pode ser abençoado com o desapego de itens em bom estado.

Limpeza da Casa

Ter dicas práticas de como organizar uma casa também facilita muito a hora da limpeza. A fim de evitar que a prática seja maçante, é importante dividir a limpeza por partes e diversificar as tarefas por dia. Dessa maneira nenhum dia terá trabalho em excesso e todos os dias serão produtivos.

Ao pensar na limpeza por cômodos adotar atitudes pequenas também fazem muita diferença. Geralmente, um simples pano úmido nos móveis transforma todo o ambiente. Por isso, é importante manter hábitos como tirar o pó, retirar o lixo, guardar roupas e sapatos, colocar as roupas sujas na máquina, retirar as secas do varal e outras pequenas tarefas que não demandam tempo e nem esforço.

Nas ocasiões em que o tempo disponível seja mais extenso, observar tudo o que estiver fora do lugar e guardar item por item também pode ser muito produtivo. Afinal nada dá mais paz do que uma casa limpa, organizada e prática. Por fim, dar o toque pessoal torna o ambiente mais aconchegante, isso é possível tendo objetos intimistas, cheiros pessoais e a cara de seus moradores.

Depois de todas as dicas, é tempo de lembrar que cada indivíduo se encaixa em um padrão próprio de comportamento. Assim, embora manter a casa em ordem seja o desejo de todos, isso não pode se tornar um objetivo em si. Afinal, mais do que a casa importa que os seus residentes estejam bem, em paz e confortáveis.

Receba os posts da Segenco em primeira mão! Assine nossa Newsletter: