estação de carros elétricos

Estação de carros elétricos: O que é e como funciona

A tendência do mundo é a vivência de uma experiência cada vez mais interativa com as questões naturais. Obviamente, a clareza dessa necessidade nasce da nova visão sobre os recursos naturais. Considerando que a utilização de veículos movidos à combustões fósseis, a utilização de saídas como a estação de carros elétricos é cada vez mais divertida.

Apesar de parecer ainda uma realidade distante, ela está mais próxima do que se imagina. Pois, não é incomum encontrar por aí ofertas cada vez melhores de carros sustentáveis. Com a percepção da nova realidade e das expectativas de futuro, as montadoras de veículos já se adequam. A partir da oferta de modelos cada vez mais ecológicos, a estrutura logística também sofre impactos. Entre eles, a disponibilização de estação de carros elétricos, por exemplo, se faz uma preocupação cada vez mais presente. Inclusive, A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já dispõe as diretrizes para os registros de estações de cargas.

Mesmo com a disseminação do termo e da utilização. nem todos compreendem esse conceito em sua exatidão. Por essa razão, abaixo estão selecionadas as principais informações sobre o assunto.

O Que é Uma Estação de Carros Elétricos

Uma estação de Carros Elétricos é uma espécie de posto de combustíveis. Mas, ao invés de alimentar o carro com combustíveis comuns, a estação fornece energia para as baterias desses carros sustentáveis. Infelizmente a cobertura brasileira para esse tipo de utilização ainda deixa a desejar. Mas, o histórico é de crescimento, e a expectativa de expansão é otimista.

Esse tipo de estação de carga de carros elétricos pode ser utilizada de duas maneiras. Ela pode ser montada em casa, na garagem ou estacionamento de prédios. Nesse caso, a instalação deve ser feita por uma equipe de técnicos especialmente preparada e que orientará a utilização devida do equipamento. Mas, a estação também pode ser um equipamento público instalado em ruas da cidade ou nas estradas. Nesse caso, a utilização é feita a partir de um cartão ou aplicativo especialmente desenvolvido para esse tipo de serviço.

Como Funciona Uma Estação de Carros Elétricos

Uma estação de carros elétricos geralmente funciona de forma muito clara e autoexplicativa. Mas, como qualquer tipo de equipamento, merece observação atenta. Inclusive, embora não seja o recomendado, carros elétricos também recebem cargas de tomadas comuns, em casa. Nesse caso, o carro deve levar cerca de 6 a 8 horas em tomadas de 220 volts, e aproximadamente 20 horas em tomadas de 110 volts. Mas, não se aconselha esse tipo de carregamento, pois o processo pode danificar os equipamentos como os carregadores.

Assim, a estação de carros elétricos é a maneira mais eficiente e mais segura de se realizar a recarga. A utilização desse tipo de equipamento é muito mais eficiente pois é propriamente preparada para a função. Uma estação possui um padrão de 500 volts e 125 ampères. Isso faz com a recarga seja rápida, em até 30 minutos.

Cada tipo de estação utiliza um carregador próprio para a situação. No momento da compra de um carro elétrico, por exemplo, ele é equipado por um carregador de emergência. Por causa da sua natureza emergencial, pode ser utilizado em tomadas comuns, entretanto, apenas quando não houver outras soluções possíveis. Além disso, existem os carregadores portáteis que, embora sejam parecidos com os emergenciais, são mais potentes. Eles podem ser utilizados em tomadas industriais que possuem maior potência.

Tipos de Carregadores de Carros Elétricos

Os carregadores residenciais são desenvolvidos para a utilização em estações residenciais. Podendo ser instalados em paredes e tótens, são os mais indicados para a criação de estações em garagens e estacionamentos. Além disso, esse tipo de carregador oferece uma gama a mais de proteção. Obviamente, isso acontece porque o seu desenvolvimento é programado para a utilização residencial.

Quando se trata de uma estação comercial ou de compartilhamento, o ideal é a utilização de carregadores comerciais. Isso porque, suas funções individualizam a utilização e, portanto, podem calcular melhor o consumo. Além disso, um carregador comercial oferece monitoramento, histórico de consumo e gestão de energia. Ademais, seu funcionamento segue as mesmas diretrizes do carregador residencial. Inclusive, muitos dos carregadores comerciais possuem disponibilização de duas tomadas, o que permite que mais de um carro seja carregado ao mesmo tempo.

Por fim, os carregadores de carga rápida são aqueles que costumam estar disponíveis naquela estação de carros elétricos disponibilizada em vias públicas. Como geralmente estão localizadas em locais de trânsito rápido, oferecem uma carga mais rápida e eficiente. De maneira geral, quem está em vias públicas ou rodovias não dispõe de muito tempo para a recarga, por isso, esse tipo de estação de carros elétricos é a mais desejada. Apesar de ainda não ser muito comum nas estradas do país, muitas delas já estão sendo instaladas. E, o caminho é o progresso e, portanto, espera-se uma rede cada vez maior.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

[[[["field6","contains","Other"]],[["show_fields","field8"]],"and"]]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder