Atualmente, a tendência para a construção civil e para a aquisição de moradia são de espaços cada vez menores. Isso acontece porque o sonho da enorme casa com espaçosos espaços externos encontra empecilhos. Como consequência, o desejo vai sendo substituído por opções mais funcionais que comportem aconchego, modernidade e otimização de espaço.
As tendências de decoração de espaços pequenos podem transformar ambientes. Por isso, algumas dicas sobre o assunto foram agrupadas a fim de auxiliar o processo de decoração. Ao segui-las, você garante um espaço bonito, mas, acima de tudo, com todas as características necessárias para a construção de um lar.
Utilize Espelhos na decoração de espaços pequenos
Quando se trata de decoração de espaços pequenos, utilizar espelhos é uma excelente opção. Eles cumprem o papel de ampliar e valorizar o ambiente. Se colocados de forma estratégica, ambientes como salas, corredores, quartos e banheiros recebem uma impressão de amplitude.
Entretanto, um espelho não deve ser posicionado de forma leviana e aleatória. Pois, ao ser colocado em um ângulo errado, pode fazer exatamente o efeito contrário. Nesse caso, ao invés de ampliar, o espelho reduz a sensação de espaço.
Invista em Ambientes Abertos
A decoração de espaços pequenos pede um pouco mais de abertura na estrutura. Não é a toa que a maioria dos imóveis adotem como charme os ambientes integrados. Esse tipo de estrutura evita que os moveis sejam vistos como amontoados. Além de dar leveza para o ambiente, espaços integrados disponibilizam mais espaços para a disposição dos móveis.
Prefira Móveis Planejados
Por falar em móveis, na decoração de espaços pequenos a preferência deve ser pelos planejados. Além de potencializar o uso dos espaços, eles dão um toque de sofisticação e personalidade ao ambiente. Ao contrário dos móveis adquiridos prontos, os planejados aproveitam cada espaço disponível. Se houver possibilidade, o ideal é que um designer de interiores seja contratado para analisar a melhor disposição.
Seja para quartos, salas, cozinhas e banheiros, os móveis planejados dão um quê de customização. Isso não apenas atende aos objetivos funcionais, como agrada e aconchega os residentes.
Aproveite bem os Espaços para a decoração de espaços pequenos
Quando o espaço disponível é pequeno, usar a criatividade é a melhor solução. Entretanto, a decoração de espaços pequenos não é um amontoado de objetos. Ao contrário disso, decorar requer a utilização inteligente dos espaços, aproveitando-os mas, sem exageros.
Assim, a dica é utilizar as paredes atrás de sofás e camas, por exemplo. Instalar nesses espaços prateleiras que recebem prateleiras que recebem livros, porta-retratos ou outros objetos de estima dos residentes, é uma ótima ideia. Além das prateleiras, estão em alta a utilização de nichos. Essa é uma maneira prática e bonita de compor um espaço menor.
Abuse das Cores Claras
Embora pareça uma ação simples, escolher corretamente as cores pode transformar a decoração de espaços pequenos. Enquanto os tons escuros diminuem os espaços, as cores claras amplia e dá a sensação de leveza ao ambiente. Então, quando a intenção é dar mais espaço para as sensações, o ideal é abusar das cores claras.
Não se trata de excluir as cores da decoração. Ao contrário disso, harmonizar e intercalar tons trazem mais charme ao local. Mas, o ideal é que as cores conversem entre si. Assim, a composição se torna harmônica e charmosa.
Dê Funções aos Ambientes
Especialmente no momento vivido no mundo, a casa tem sido o ambiente de maior permanência das famílias. Dessa maneira, é importante que os espaços sirvam à presença e às necessidades de seus residentes. Então, para que isso aconteça, os espaços devem ser planejados para cumprir multifunções. Novamente, não se trata de entulhar móveis e objetos, mas de organizá-los de forma elegante e funcional.
É possível, por exemplo, que os quartos devam ser utilizados também como escritórios. Nesse tipo de otimização de espaço, o ideal é fazer com que os móveis sejam devidamente dispostos e tenha sua função incansavelmente exploradas. Assim, camas podem abrigar gavetões elegantes, estantes podem ser projetados para a disposição de livros e computadores e pufes podem ser também baús úteis.
O mesmo raciocínio acompanha a disposição dos demais ambientes. Salas e escritórios podem dividir o mesmo espaço, cozinhas e salas de estar dividas por estruturas mínimas e todas as demais combinações possíveis são estratégias eficientes de decoração de espaços pequenos.
Decore com Persianas
É tendência do momento utilizar os tecidos na disposição de cortinas e persianas. Entretanto, essa ideia quando o assunto é decoração de espaços pequenos, os tecidos não são bons aliados. Por isso, o ideal é que persianas sejam preferidas nesses ambientes. Isso porque, elas ocupam menos espaços. Além disso, a utilização de persianas dá ao local um aspecto maior de leveza. As persianas também são bastante funcionais e práticas. Isso pode ser percebido, por exemplo, no processo de limpeza delas.
Conforme provado, os ambientes pequenos também são passíveis de boas decorações. Para isso, basta utilizar a criatividade, abusar do bom gosto e investir em coerência.